Ação SocialNotíciasXinguara

A Carreta de Prevenção de Câncer do Hospital de Barretos esteve em Xinguara e mais de noventa pacientes foram atendidos

Por Roserval Ramos

Karina Vuolo com a equipe da carreta
A coordenadora Karina Vuolo com a equipe da carreta

Xinguara recebeu no último sábado, 10 de outubro, a carreta de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos – HCB, a vinda da unidade móvel do HCB, a Xinguara se deu pelo belo trabalho realizado pela coordenação do hospital no município e o apoio da prefeitura municipal.

Ao lado da coordenadora do Hospital de Barretos em Xinguara, Karina Vuolo e da secretária adjunta de saúde, Glória Barbosa, o prefeito Osvaldinho Assunção, participou da abertura dos trabalhos, ele ressaltou a importância da parceria firmada entre a prefeitura e a coordenadora do hospital para proporcionar a população o atendimento aos pacientes. “Nós da prefeitura recebemos com grande satisfação os profissionais do Hospital de Câncer de Barretos e agradecemos o empenho e parceria da Karina Vuolo e demais voluntários para que este momento fosse possível” afirmou.

Karina com o esposo Fábio Vuolo e os três filhos (Foto de outro evento)
Karina com o esposo Fábio Vuolo e os três filhos (Foto de outro evento)

A dona de casa Maria Helena foi uma das primeiras a receber atendimento na carreta de prevenção em Xinguara. “Fiquei muito satisfeita e realizada, a equipe me atendeu da melhor maneira possível” disse Maria Helena, e foi assim com atenção e dedicação que os mais de 90 pacientes foram atendidos pelos profissionais do HCB.

Os exames realizados na carreta serão encaminhados a Barretos e devem retornar a Xinguara no prazo de 40 dias, eles serão entregues aos pacientes nas unidades de saúde onde realizaram a triagem. Além dos 50 exames preventivo de colo de útero, também foram realizados 40 exames de próstata e mais exames e pequenas cirurgias de câncer de pele.

Para a coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos e presidente da ONG PróViver, Karina Vuolo, esse momento é a concretização de um sonho e muito trabalho de todos os voluntários que não medem esforços para ajudar aqueles que buscavam referência no tratamento de câncer. “Agradeço a todos que contribuíram, não temos medido esforços para arrecadar fundos para o Hospital de Barretos que tem recebido da melhor maneira os pacientes de Xinguara” afirmou Karina.

20151011164618Os pacientes ouviram o depoimento de duas xinguarenses encaminhadas para tratamento em Barretos. Antônia Gomes Pinheiro contou que foi diagnosticada com câncer de útero em uma unidade de saúde em Xinguara, desde então recebeu apoio da coordenação e voluntários e passou por tratamento no Hospital de Barretos, hoje ela comemora por ter superado a doença. Já Eloar embarca na próxima semana para Barretos onde vai tratar de um câncer de mama, ela diz estar confiante no tratamento que irá receber.

Na oportunidade também foi lançada pela secretaria de saúde a Campanha “Outubro Rosa” que visa à conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo