Notícias

Adepará e Emater unificam atendimento ao produtor rural

Nas próximas semanas, diversos municípios da região nordeste do Estado passarão a contar com os serviços da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em um mesmo espaço. As duas instituições da administração estadual firmaram termos de cooperação para dividir recursos, que vão desde o mesmo prédio até veículos e material de escritório.

Nesta quinta-feira (09), o gerente regional da Adepará em Capanema, José Medeiros Filho, percorreu seis desses municípios, junto com o supervisor regional da Emater, Jairo Eiras, e o supervisor adjunto, Cláudio Pereira. Eles visitaram as instalações da Emater nas cidades de Santa Luzia do Pará, Bonito, Nova Timboteua, Santarém Novo e São João de Pirabas. “Fomos conhecer a estrutura de algumas unidades da Emater e acertar os últimos detalhes para que a comecemos esse processo de integração”, explica José Medeiros.

A ideia é que os dois órgãos, que estão diretamente ligados à atividade agropecuária, possam atuar de forma ainda mais integrada, otimizando recursos e facilitando o atendimento ao produtor rural. No município de Cachoeira do Piriá, por exemplo, esse formato já está em funcionamento e tem dado certo. “A iniciativa tem recebido muitos elogios, principalmente por parte dos produtores rurais da região, que agora conseguem acessar os serviços prestados pelos órgãos de forma mais ágil e fácil. A Adepará e a Emater possuem uma atuação complementar, as duas têm o objetivo final de garantir uma produção agropecuária saudável e de qualidade para o Estado, então é muito normal que essa cooperação ocorra. O ideal era que mais órgãos pudessem se juntar em um mesmo espaço”, pontua Medeiros.

Essa iniciativa também já ocorre em outros municípios, como Bujaru, e a expectativa é que se espalhe por todo o Pará, facilitando o serviço prestado pelo Estado ao cidadão.

ADEPARÁ

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo