NotíciasSaúde

ALERTA COVID-19: A falta de estrutura para atender e isolar pacientes da COVID-19 causa preocupação nos 15 municípios da Região Araguaia paraense

Os 15 municípios da Região Araguaia no sul do Pará, atende 700 mil pessoas e conta com apenas um leito de isolamento para paciente diagnosticado para COVID-19, o único leito para esse tipo de caso, que fica no HRPA – Hospital Regional Público do Araguaia esta ocupado, ou seja, se hoje for preciso atender um paciente em estado grave não será possível, pois a rede estadual não disponibiliza nenhuma ambulância UTI para a Região Araguaia, segundo a secretária de Saúde do município de Xinguara.

Diante da situação em que o Pará e o Brasil está passando, levou a secretária de Saúde de Xinguara, Janaína Pereira, pedir socorro ao governador do estado, Hélder Barbalho (MDB), em nome de todos os secretários de Saúde da Região Araguaia, Janaína fez um pedido ao governador, em forma de desabafo.

Acompanha o desabafo da secretária que foi postado por ela na página do Facebook do governador:

Janaína Pereira, Secretária de Saúde do Município de Xinguara

Janaína Pereira: Governador Helder, sei como as coisas estão difíceis em todas as regiões, compreendo muito bem, pois vivo o SUS na sua integridade. Mas nós da Região Araguaia (composta por 15 municípios do Sul do Pará), estamos aflitos, estamos desesperados, pois os números positivos para Covid-19 começaram a crescer, em Xinguara mesmo, de 6 casos positivos, 2 encontra-se  na UTI em estado grave (Redenção e Marabá),  não existe nenhuma Ambulância UTI na nossa região, não temos vagas de leitos de UTI hoje em nenhum regional, a capacidade já atingiu 100% com outras patologias. Em nome dos Secretários de Saúde da 12ª Regional de Saúde, pedimos, imploramos por um olhar sensível como você está tendo com Belém, para nossa região, sei que estão olhando números casos das regiões, prioridade, mas se precisarmos hoje de mais um leito de UTI disponível para algum caso Covid-19 que chegarem em nossas unidades, infelizmente não temos como oferecer assistência de alta complexidade. A assistência primária e de Baixa e média complexidade que compete aos municípios estão sendo feitas pelos 15 municípios com o recurso destinado às cidades para enfrentamento a Covid-19. Mas a assistência de alta complexidade (UTI) dependemos do Governo Estadual para salvar vidas. Então quero te pedir de todo coração alguns benefícios para o HRPA – Hospital Regional Público do Araguaia para podermos atender às demandas da Covid-19 que a partir de agora irão começar a surgir em grande proporção:

– 4 Kits completos de aparelhos de UTI (conforme o prometido pelo estado) HRPA

– Mais 10 Kits de UTI para 10 leitos de retaguarda para Covid-19 (HRPA)

– Recurso financeiro para contratação de equipes de profissionais para esses 10 leitos de UTI de retaguarda (HRPA)

– Recurso financeiro para insumos para esses 10 leitos (HRPA)

– 3 Ambulâncias UTI

– 5 Kits de UTI para o Hospital Regional de Conceição do Araguaia

Certo de contar com apoio a nossa região. Agradeço! Muito Obrigada! Estamos juntos na guerra contra a Covid-19 na missão de salvar vidas.

Janaína Pereira (Secretária de Saúde de Xinguara)

Com a iniciativa da secretária Janaína Pereira, outros secretários da Região Araguaia, reforçou o pedido de socorro ao governador Hélder, através de sua pagina do Facebook.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo