Notícias

Amigos do Bem muda a Triste Realidade do Sertão Nordestino

O sertão nordestino é o semiárido mais populoso do mundo e concentra 56% da população que vive em extrema miséria no país. Dados: IPEA 2014

saude_atendmedico6A iniciativa de um grupo de amigos, liderados por Alcione Albanesi, que levava às famílias do sertão nordestino roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas, tornou-se um trabalho de transformação, com inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis que hoje movimentam a vida de mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Saúde

No sertão nordestino, milhares de pessoas enfrentam difíceis condições de acesso ao sistema de saúde e convivem com a dor, sem remédio ou qualquer outro recurso. Para amenizar essa situação das populações carentes atendidas, são realizados atendimentos médicos e odontológicos nos povoados e nos consultórios localizados nas Cidades do Bem.

ATENDIMENTO MÉDICO

Mensalmente, médicos e outros profissionais da área da Saúde atendem todas as famílias cadastradas em nossos projetos. São realizados acompanhamentos periódicos dos casos através do Cartão do Bem Saúde, que traz o histórico de consultas e medicamentos dos pacientes.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Os consultórios odontológicos das Cidades do Bem são equipados para a realização de todos os procedimentos, incluindo a fabricação de próteses dentárias. Os atendimentos são realizados mensalmente por dentistas voluntários e por profissionais da região contratados pelos Amigos do Bem.

ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO

Problemas de visão comprometem a qualidade de vida e o desempenho escolar e profissional. Oftalmologistas voluntários detectaram sérios problemas de visão entre as populações dos povoados assistidos e passaram a oferecer atendimento regular em clínicas dotadas de equipamentos profissionais.

ATENDIMENTO ÓPTICO

Complementar ao atendimento oftalmológico, o atendimento óptico é fundamental para a boa saúde ocular. Até o momento mais de 3 mil lentes corretivas e óculos foram entregues.

Educação

Conscientes de que a educação é a base para o desenvolvimento humano, trabalhamos para oferecer formação educacional plena às crianças e jovens das comunidades atendidas. Nossa atuação abrangente, potencializa habilidades e promove a inclusão social, objetivando o exercício da cidadania.

CENTROS DE TRANSFORMAÇÃO

Os Centros de Transformação estão localizados no sertão dos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará. Com completa infraestrutura, promovem atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes, desenvolvendo o potencial de mais de 10 mil crianças e jovens, entre os quais, muitos que ainda moram em casas de taipa em povoados isolados.

CENTROS DE TRANSFORMAÇÃO

Os Centros de Transformação estão localizados no sertão dos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará. Com completa infraestrutura, promovem atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes, desenvolvendo o potencial de mais de 10 mil crianças e jovens, entre os quais, muitos que ainda moram em casas de taipa em povoados isolados.

CENTROS EDUCACIONAIS

Os Centros Educacionais atendem 1.5 mil crianças com ensino regular, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Priorizar o ensino de qualidade é o principal objetivo, e para isso contamos com educadores capacitados e didáticas eficientes.

JOVENS NA FACULDADE

Com o objetivo de disponibilizar bolsas de estudo do Ensino Superior aos jovens, vitimados pela condição social do sertão, este projeto é a esperança para que centenas de pessoas comemorem o primeiro diploma universitário na família. Com isto, fortalecemos as frentes de atuação, criando agentes transformadores locais que garantirão a continuidade do desenvolvimento regional.

Trabalho

Com o objetivo de transformar vidas, investimos na geração de renda para promover inclusão social no sertão nordestino. Projetos que visam a autossustentabilidade foram criados nas diferentes regiões atendidas, de acordo com o potencial de cada localidade. Além de frentes de trabalho dirigidas às populações atendidas, geramos também diversos empregos para funções locais, promovendo a contratação de profissionais das áreas administrativa, educacional e de serviços em geral.

PLANTAÇÃO DE CAJU

A cultura do caju foi escolhida por ser de fácil desenvolvimento em regiões secas e apresentar grande demanda nos mercados interno e externo. 130 mil pés de caju foram plantados, totalizando 680 hectares, nos estados de Pernambuco e Ceará. A equipe de campo recebe capacitação e acompanhamento regulares de profissionais da Embrapa para garantir o cultivo adequado da planta.

FÁBRICA DE BENEFICIAMENTO DE CAJU

A castanha de caju é beneficiada pelos mais de 80 trabalhadores da Fábrica de Beneficiamento de Caju, em Pernambuco, onde se optou pelo corte manual da castanha para a geração de mais empregos. Do cultivo até a produção final, tudo é realizado para que nossas castanhas mantenham o padrão de alta qualidade com excelente potencial comercial.

FÁBRICA DE DOCES E MEL

linha_pimentaNas fábricas de doces e mel do sertão são produzidas cocadas, doces de leite, geleias e compotas com receitas exclusivas e muito saborosas. Nosso mel in natura, produzido através da flor do caju, também amplia as possibilidades de emprego e geração de renda para muitas famílias.

PLANTAÇÃO DE PIMENTA

trabalho_fabricadcepim3A plantação de pimenta pelo método orgânico também se tornou outra fonte geradora de trabalho. Toda safra é direcionada para nossa fábrica, que produz conservas de pimenta de ardência moderada.

OFICINA DE COSTURA

Implantada nos povoados de Torrões (AL) e na Agrovila (CE), as oficinas de costura geram trabalho e uma nova alternativa de renda para mulheres e jovens atendidas na região.

Infraestrutura

Construídas nos estados de Pernambuco (Buíque e Inajá), Alagoas (São José da Tapera) e Ceará (Mauriti), as quatro Cidades do Bem são dotadas de completa infraestrutura e foram criadas com o objetivo de desenvolver o potencial de cada região e gerar autossustentabilidade.

CIDADES DO BEM

Com mais de 33 mil m2 de edificações, essas Cidades abrigam pessoas que moravam em casas de taipa, desprovidas de qualquer recurso, e funcionam como grandes centros nos quais nossos principais projetos são desenvolvidos. Além das mais de 3 mil pessoas que ali vivem, habitantes dos demais povoados atendidos também trabalham, estudam e recebem acompanhamentos médico e odontológico nas Cidades do Bem.

PROJETO CASAS

Centenas de famílias que moravam em casas de taipa, em povoados próximos às Cidades do Bem, vivem hoje uma nova realidade. Casas de alvenaria foram construídas e entregues mobiliadas e com enxoval, proporcionando moradia digna para centenas de famílias. Após a mudança, as famílias recebem visita periódica de voluntários de São Paulo, que acompanham a conservação da casa, além da convivência com os novos hábitos.

PROJETO ÁGUA

A falta de água é um problema secular no sertão nordestino, sendo sua resolução uma de nossas prioridades. Desde o início de nosso trabalho, em 1993, 112 cisternas foram construídas e 21 poços perfurados, atendendo às necessidades de muitas comunidades assistidas. Em 2009 alcançamos uma de nossas maiores conquistas: a canalização de água em Torrões (AL), região que sempre sofreu com a falta desse recurso.

 

Realizações

60.000 pessoas atendidas

10.000

Crianças e jovens nos Centros de Transformação

750

Frentes de trabalho

380

Casas construídas

35.000

Atendimentos médicos

70.000

Litros de água fornecidos por hora

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo