Notícias

Ao completar 34 anos, Xinguara, no sul do Pará, celebra ciclo de desenvolvimento

O município segue atraindo investimentos governamentais, incentivos fiscais, apoio logístico e de infraestrutura
O município segue atraindo investimentos governamentais, incentivos fiscais, apoio logístico e de infraestrutura

O município de Xinguara, na região do Araguaia, sul do Pará, completa 34 anos de emancipação nesta sexta-feira, 13, e celebra o crescimento impulsionado principalmente pelo setor agropecuário. Reconhecida como a ‘capital do boi gordo’, Xinguara exporta carne bovina para 16 países, entre eles o Japão, Rússia, Turquia, Irã e Venezuela. O município segue atraindo investimentos governamentais, incentivos fiscais, apoio logístico e de infraestrutura. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população estimada em 42.833 habitantes.

A Praia do Pontão, localizada no Distrito São José do Araguaia, encanta pelo charme das águas do Rio Araguaia
A Praia do Pontão, localizada no Distrito São José do Araguaia, encanta pelo charme das águas do Rio Araguaia

A 782 quilômetros da capital paraense, Xinguara tem entre suas vantagens a localização estratégica, fica em um trevo que liga o oeste e o norte do Estado. Visando contribuir ainda mais com o desenvolvimento, o município se prepara para inaugurar, ainda este ano, mais um frigorífico e uma graxaria (produção de sebo/gordura e de farinhas de carne e/ou ossos a partir de materiais gerados pelo abate de bovinos e suínos), refletindo em mais 800 empregos diretos e renda para a população. 

O empresário mineiro Jeferson Vilela mora em Xinguara há três anos, e não se arrepende de ter trocado a cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, pelo município paraense. “Neste novo lar, instalei uma loja no ramo do agronegócio e percebo que a crise econômica do país não chegou por aqui de forma drástica. O mercado tem conseguido se manter e a cada dia enxergamos novas oportunidades”, avaliou.

Turismo

Em julho, o turismo fortalece a economia do município, quando turistas de diversas partes do mundo visitam a região sul do Pará para conhecer suas belezas paradisíacas. A Praia do Pontão, localizada no Distrito São José do Araguaia, encanta pelo charme das águas do Rio Araguaia. O turismo também ganha destaque em setembro, quando o município realiza a tradicional Feira Agropecuária, considerada vitrine do agronegócio que atrai investidores de todo o país.

Cidade Polo

Em pouco tempo, Xinguara deve se tornar um grande polo educacional, com a inauguração da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), além de uma Escola Tecnológica, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal. 

Saúde   

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e a Prefeitura de Xinguara, o Hospital Municipal recebeu, no último dia 03 de maio, 20 novos leitos. Deste total, dez são para a pediatria. Os novos leitos visam melhorar e ampliar o atendimento à população.

A mãe de primeira viagem, Lucivania Vieira, aprovou as novas acomodações. “Estou muito satisfeita com o acolhimento aqui no Hospital. Dei a luz ao meu primeiro filho com tranquilidade. Contar com um leito moderno e confortável como este ajuda na recuperação”, afirmou a paciente.

Pacto pela Educação

Em março deste ano, Xinguara aderiu ao Pacto Pela Educação do Pará. A assinatura do Termo de Compromisso aconteceu no Palácio do Governo, em Belém, com a presença do governador Simão Jatene, e do prefeito Osvaldinho Assunção. Com mais essa adesão, somam-se 38 municípios que assumem o compromisso de alcançarem as metas do Pacto em 2017, sendo a principal delas o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 30%.

“Temos que estar atentos ao desenvolvimento da educação e todos têm que estar envolvidos, pois não basta o governo fazer a parte dele se o município não fizer a sua parte e se a sociedade não fizer a parte dela. Não podemos ficar parados diante do desafio. Para termos um bom resultado, a gente tem que plantar para colher. É o que estamos fazendo no município de Xinguara”, afirmou o prefeito Osvaldinho Assunção.

Município Verde

Xinguara recebeu, em outubro de 2015, o certificado de ‘Município Verde’ pelo engajamento na agenda da sustentabilidade do Estado ao cumprir as sete metas do Programa Municípios Verdes (PMV). A entrega da certificação aconteceu durante a 19ª Reunião do Comitê Gestor do PMV, realizada em Belém.

A inclusão chegou após o cumprimento de sete metas estabelecidas pelo projeto, executado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o objetivo de combater o desmatamento e fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário. Com isso, sobe para 107 o número de municípios adequados ao programa.

Em Xinguara, o trabalho começou ainda em 2011, com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Quatro anos depois, o município tem aproximadamente 87% das áreas cadastráveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e tem um desmatamento anual menor que 40 quilômetros.

Infraestrutura

O governador Simão Jatene visitou o município de Xinguara, em novembro de 2015, para a entrega das obras de infraestrutura no município. Foram inauguradas as pavimentações das principais ruas que interligam oito bairros do município à Rodovia BR-155, via de entrada e saída da cidade.

As obras somam 25 quilômetros de asfalto em TST (Tratamento Superficial Triplo), uma espécie de “asfalto frio”, e CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), e ainda se estendem aos distritos de Rio Vermelho e São José do Araguaia. Ao todo, foram aplicados mais de R$ 5 milhões, do Programa Asfalto na Cidade. A prefeitura também destinou cerca de R$ 1 milhão para os serviços de drenagem, meio-fio e sarjeta, como contrapartida das obras.

Credcidadão

Nove mototaxistas de Xinguara receberam, em novembro de 2015, microcrédito do programa Credcidadão, por meio de parceria entre Governo do Estado e prefeitura do município.

“Possibilitar condições de adquirir equipamentos novos para o nosso trabalho é mostrar o interesse e preocupação com a categoria. O governo do Estado está de parabéns pela parceria com a prefeitura” disse o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Xinguara, Marcos Ribeiro.

Origem do nome

Xinguara em tupi-guarani significa literalmente “o morador do Xingu” (xingu+guara). Seu nome é oriundo de dois rios Xingu e Araguaia. Com início de povoação em 1973, recebeu gente de todas as regiões do país a procura de terras férteis, para desenvolver agricultura e pecuária, cultivo de arroz, milho, feijão, melancia, coco, mamão e banana.

Além de Xinguara, também comemoram aniversário nesta sexta-feira, 13, os municípios de Redenção, Rio Maria e Rondon do Pará.

(Agência Pará com informações de Mayrla Lima/Ascom PMX)

Por Thays Del Rosario

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar