Notícias

Após protestos IBAMA divulga resultado de operação nos garimpos do sul do Pará

Em uma matéria divulgada na sua página oficial, no início da tarde de hoje (24), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), se pronunciou sobre a operação realizada nos últimos dias na região sul do Pará.  Onde tem provocado protestos como o fechamento da rodovia PA 279 na manhã desta terça-feira (24).

Segundo o Ibama, em três dias com apoio de três aeronaves, agentes do Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) realizaram operação de combate a garimpos de ouro na Terra Indígena (TI) Kayapó, totalizando a destruição de 12 balsas de mergulho, 1 balsa escariante, 12 escavadeiras hidráulicas, 4 moto-bombas e 1 caminhão carregado de toras. Os agentes ambientais também apreenderam em acampamentos de garimpeiros uma arma, uma mira de precisão para espingarda e aproximadamente 700g de mercúrio.

Com 3,28 milhões de hectares, a TI Kayapó abrange os municípios paraenses de Cumaru do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte e São Felix do Xingu.

Na matéria o Instituo lembra que a extração mineral é proibida em Terras Indígenas e que o mercúrio usado em garimpos de ouro para separar o mineral contamina cursos d’água, animais e pessoas. Garimpos ilegais representam uma ameaça à saúde pública, principalmente em regiões como a amazônica, que têm a pesca como base de proteína alimentar.

Na sua divulgação o Ibama destacou também que a inutilização de equipamentos ocorre em caráter excepcional, quando há constatação de ilícitos especialmente em áreas protegidas como Terras Indígenas e Unidades de Conservação, em razão da impossibilidade logística para sua remoção e com o objetivo de impedir a continuidade do dano ambiental.

O Ibama citou que encaminhará o relatório de fiscalização e os documentos apreendidos ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) para responsabilização criminal. A ação foi acompanhada por um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Fonte: Ibama / Com informações do Conexão Pará

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo