NotíciasPolícia

Força Nacional de Segurança deve começar a atuar no final de agosto no PA, diz Segup

O uso das tropas federais foi autorizado pelo Ministério da Justiça na região metropolitana de Belém e deve se concentrar em Ananindeua, segundo o Diário Oficial da União.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou, nesta quinta-feira (22), que as tropas da Força Nacional de Segurança Pública devem chegar ainda esta semana no Pará. A atuação, segundo a Segup, começa a partir do dia 30 agosto e deve durar quatro meses na região metropolitana de Belém, sendo concentrada em Ananindeua.

O município é uma das cinco cidades escolhidas pelo Ministério da Justiça para fazer parte do programa-piloto “Em frente, Brasil”, criado para combater crimes violentos, principalmente homicídios.

Além de Ananindeua, as cidades de Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR) também foram escolhidas por apresentarem altos índices de violência. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União.

De acordo com dados de 2017 do Atlas da Violência, Ananindeua está entre os municípios mais violentos do país. A taxa de homicídios é de 88 mortes para cada cem mil habitantes. O número está acima da média nacional: 37,6 mortes a cada cem mil habitantes.

Moradores esperam que a medida diminua os casos de violência no município. É a segunda vez que as tropas federais atuam no estado. Entre maio e junho, o Ministério da Justiça autorizou o uso dos agentes para combater a criminalidade na região metropolitana.

A Segup informou que já adota medidas para combater a criminalidade, principalmente na região metropolitana, com ações de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo.

Fonte: G1 PA — Belém

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo