Artigo: Ouça sua avó e seja RICO

Portrait of an old woman holding money in hand and showing yes sign on white background
Portrait of an old woman holding money in hand and showing yes sign on white background

Podemos não entender, mas os conselhos dos mais velhos realmente devem ser analisados e cumpridos, seguindo a linha formal da natureza do ser humano não queremos que outras pessoas cometam os mesmos erros que cometemos, isso principalmente em nossa família. A partir desse conhecimento comecei a dar valor aos ensinamentos dos mais velhos e principalmente da minha avó, ela por amor a mim ensinava-me por várias conversas como administrar minha vida e principalmente: MEU DINHEIRO!

Com o passar do tempo (muito tempo) seguindo seus conselhos observei que eles realmente dão certo e valem a pena ser seguidos, e pessoas no meu ciclo de amizade que tem as mesmas atitudes são mais felizes e independentes financeiramente.

E QUAL JOVEM NÃO QUER A TÃO SONHADA INDEPENDENCIA FINANCEIRA?

Ter sua própria casa, transporte, pagar suas próprias contas, qual jovem que não almeja isso. Quero então passar a você alguns desses conselhos que minha avó me ensinou e que tem dado bastante certo quando são seguidos, reflita sobre cada um e espero que ao final sua concepção sobre finanças mude.

  • Administre bem o seu dinheiro por que ele é seu!

Pessoas ricas administram minuciosamente seu dinheiro, não quer dizer que eles são mais sábios do que os outros, mas apenas cultivam hábitos que os favorecem. Para alguns isso é de certa forma complicado, pois foram ensinadas desde berço apenas a gastar o dinheiro dos pais sem medir consequências posteriores.

A herança cultural que herdamos da família tem um peso de grande valia na hora que administramos nosso dinheiro, porém na maioria das famílias brasileiras não é de praxe que exista essa conversa na mesa de jantar, e nem em outro lugar. No entanto, o fato de que talvez seus pais não tenham sido bons administradores não quer dizer que você é um projeto falido, como diz minha avó: sempre existe solução para o leite derramado enquanto a vaca ainda está no pasto.

Cuidar do seu dinheiro é algo relacionado ao cotidiano, são coisas que acontecem no decorrer dos dias que você vai se auto modificando, porém muitos pulam essa fase necessária por acharem que tem pouco ou nenhum dinheiro para administrar e que isso é apenas para quem é rico, NADA DISSO! Veja só, T. Harv Eker diz algo muito interessante que erramos todos os dias: muitos dizem “Quando possuir muito dinheiro começarei a administra-lo”, mas na verdade deveriam viver isso “Quando eu começar a administrar minhas finanças, terei muito dinheiro! ”.  Entendeu que não é preciso estar rico para começar a administrar seu dinheiro, mas que inteligente é fazer isso quando ainda se tem pouco, mude seu habito pois essa será a maneira mais eficaz de fazer com que pouco se torne muito.

  • Seja corajoso e enfrente!

É normal do ser humano sentir medo, o desconhecido e tudo que é novo na maioria das vezes nos apavora pois nos tiram do nosso cantinho aconchegante do comodismo. Muitos cometem o amargo erro de esperar o medo passar para começar a agir, mas uma característica determinante de pessoas bem-sucedidas financeiramente é a forma que enfrentam os seus medos.

A grande maioria de nós deixa-se levar pelo medo e simplesmente paralisa, deixando oportunidades arremessadoras passar gerando posteriormente aquele sentimento de fracasso e insuficiência pessoal pela falta da conquista financeira. Mas, por sermos pessoas de atitudes pré-determinadas por hábitos, não podemos parar apesar das desconfianças e incertezas que nos impedem de agir, o EU ACHO QUE NÃO VAI DAR CERTO não faz parte de pessoas que crescem na vida, temos que aprender a agir mediante os desconfortos e os tão temidos NÃOs da sociedade (que na maioria das vezes estão apenas na nossa cabeça).

Seja o dominador e determinador de tudo aquilo que pertence a você, tenha pensamento confiante em tudo aquilo que for investir e fazer, ninguém irá fazer aquilo que pertence exclusivamente a você, e como diz minha avó: O que vai determinar suas vitorias são atitudes tomadas por você e não opiniões de outros que não sabem nada sobre sua vida.

E não se esqueça, no final você sempre ganha, seja dinheiro (QUEREMOS) Ou experiência, tudo depende da forma que você escolhe ver as oportunidades.

3 – Não deixe suas emoções te dominarem.

Nunca entendeu por que as grandes empresas investem pesado no marketing, elas sabem que o grande segredo é despertar as emoções já que as maiorias das pessoas agem impulsionadas por elas. Cheiros, cores, filmes, marcas famosas, nomes, imagens, tudo isso mexe com nosso subconsciente, sentimos prazer em saber que temos algo de uma marca super conceitual do momento e não paramos para pensar o quanto gastamos para suprir essas emoções, (é sério que você deu DOIS MIL em um celular só por causa de uma maçã mal comida?).

Um grande administrador financeiro, Warren Buffet, diz que só quando você combina intelecto com disciplina emocional você tem um comportamento racional. Não deixar se levar por emoções nesse caso está ligado ao seu intelecto, a você saber o que quer para sua vida, à medida que você vai se conhecendo e sabendo o que quer de fato para seu futuro irá começar a pesar na balança suas escolhas e logo as emoções irão ficar de lado. Eu realmente preciso de um tênis nesse valor? Preciso de verdade comprar esse celular agora? Preciso ir mesmo nessa festa e gastar todo esse dinheiro com meus amigos?

A maioria das nossas escolhas, em todas as escalas da nossa vida, é determinada por nossas emoções, e se tratando de vida financeira nossas emoções têm por obrigatoriedade ficar de lado, tudo deve ser pesado na balança da necessidade e com calma, não se deixando levar por entusiasmo de outros, quem rala para ganhar seu dinheiro é você, então quem vai mandar nele de forma correta é você e não fatores emocionais que vem de fora para tentar manipular suas escolhas.

Mediante esses conselhos a mim dados pela pessoa que mais amo no mundo todo, cabe a você renovar sua forma de pensar sobre seu dinheiro, ainda é tempo de recuperar todo o tempo perdido e nunca é tarde para mudar! Comece do pequeno a construir aquilo que será GRANDE! E quer um conselho, agora meu, que aprendi apenas vivendo e observando outras vidas? O melhor momento para se iniciar uma mudança de atitude é AGORA!

Lucas Carvalho
Lucas Carvalho

Lucas Carvalho 
Universitário no curso de Pedagogia, com Básico em Teologia

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA