Notícias

As buscas pelo vereador Maurisan e Jorginho foram encerradas após 9 dias de trabalho

As equipes de buscas que, procurava pelo vereador de Xinguara, Maurisan Alves de Araújo (PDT), e seu amigo Jorge Rui de Souza Alves, que estão desaparecidos no rio Araguaia, há nove dias, enceraram os trabalhos neste domingo, (12).

A informação foi repassada para a nossa redação, pelo cabo da PM Adlevan Rodrigues, comandante do Destacamento da Polícia Militar no Distrito São José do Araguaia, “já fizemos tudo o que tinha que ser feito, não temos mais nada a fazer, se não der tempo ao tempo e esperar para ver se eles aparecem em alguma parte do rio, foram nove dias de trabalho muito intenso, envolvendo vários especialistas da área de Segurança Pública, parte da sociedade civil se doando para ajudar nas buscas, mas hoje entendemos que não temos mais nada a fazer que possa levar ao vereador Maurisan e seu amigo Jorginho, é com coração dilacerado que estamos suspendendo as buscas hoje, disse o Militar.

CB-PM Adlevan Rodrigues, 17º BPM Batalhão Carajás, de Xinguara-PA

As equipes, do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil de Xinguara, GRAESP – Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará e Marinha do Brasil, deixaram a área por volta de 12:00hs, desse domingo, ficando na água somente a equipe do cabo Adlevan, mas no inicio da noite, todos deixaram o rio, dando os trabalhos por encerrados.

Equipes deixam o local das buscas

O vereador Maurisan Alves de Araújo (PDT), de 51 anos, foi eleito com 358 votos nas eleições de 2020, para ocupar uma cadeira no legislativo no município de Xinguara.

Entenda o caso:

No último sábado, (04), aconteceu um acidente no Rio Araguaia, com uma embarcação de pequeno porte (voadeira), o acidente ocorreu no Distrito São José do Araguaia, no município de Xinguara, sudeste do Pará, uma localidade conhecida nacionalmente como Pontão, um dos melhores pontos turísticos da região.

Na embarcação estavam 9 nove pessoas a bordo, entre elas, o vereador de Xinguara, Maurisan Alves de Araújo (PDT), de 51 anos, a esposa do vereador, Simone do Amparo Pães da Silva, de 39 anos de idade, dois filhos do primeiro casamento do político. Estavam também, Jorge Rui de Souza Alves (adulto sem idade informada) Valdivino Vasconcelos Silva (48 anos), Edison Domiciano da Silva (42 anos), José Mário Fernandes dos Santos (adulto sem idade informada) e uma terceira crianças.

Das nove pessoas, cinco foram resgatadas com vida, quatro delas desapareceram nas águas do rio Araguaia. Entre os desaparecidos estavam, o vereador Maurisan Alves de Araújo, sua esposa do Simone do Amparo Pães da Silva, o filho mais novo do parlamentar e seu amigo Jorge Rui de Souza Alves.

Ainda no sábado, foi encontrado o corpo do filho do vereador. Com a chegada da noite as buscas foram suspensas, e retomadas no domingo (5), as 6:00hs, da manhã. Logo nas primeiras horas de trabalho, as equipes compostas pela sociedade civil e lideradas pelo cabo da Polícia Militar, Adlevan Rodrigues de Oliveira, comandante da PM no Distrito, encontraram o corpo da esposa do vereador, o corpo da mulher foi encontrado por volta de 7:30hs.

As buscas que estava sendo realizadas com apoio de líderes da comunidade e da Prefeitura de Xinguara, foram ganhando forças. Por volta das 12:30hs, de domingo, uma equipe do Corpo de Bombeiro que havia sido acionada no sábado, chegou ao local e se juntou aos demais nas buscas dos dois desaparecidos. Sem êxito, as buscas foram suspensas e retomadas no dia seguinte, repetidamente durante nove dias, até a suspensão das buscas pelas equipes.

Foram integradas nas buscas, equipes do GRAESP – Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará e Marinha do Brasil, com profissionais especializados em mergulho de grande profundidade, além da Defesa Civil de Xinguara. Mesmo assim não foi possível encontrar os dois homens desaparecidos.

O vereador Maurisan Alves de Araújo (PDT), de 51 anos, que foi eleito com 358 votos, nas eleições de 2020 para ocupar uma cadeira no legislativo no município de Xinguara. Ele residia com sua família no Distrito São José do Araguaia há muitos anos, onde construiu grandes amizades.

Vereador Maurisan Alves de Araújo (PDT)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo