EsporteNotícias

Atletas de Parauapebas se destacam na etapa Sul e Sudeste dos JEPs

Terminou nesse final de semana a etapa Sul e Sudeste dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). O saldo foi positivo para as escolas das redes estadual e municipal de ensino, já que as 15 vagas em disputa para a fase estadual, que acontece nos meses de agosto e setembro, ficaram entre unidades de ensino da rede pública. Ao todo, seis vagas foram para as escolas de Parauapebas, cinco para Marabá, três para Rondon do Pará e uma para Tucuruí.

No município de Marabá, estiveram em disputa quatro modalidades: futsal, voleibol, handebol e basquetebol. Segundo Jorge Paulo Silva, a etapa mostrou a força do esporte educacional nas escolas da rede pública. “Tivemos partidas com nível técnico elevado, como é o caso do handebol, que é muito forte no sul e sudeste do Pará”, destacou Jorge, que dividiu com Albino Pacheco a coordenação da etapa.

Na regional, 27 escolas estiveram na disputa: 14 estaduais, 11 municipais e duas privadas, nas categorias A (alunos entre 12 e 14 anos) e B (alunos de 14 a 17 anos), no masculino e no feminino.

No basquetebol feminino (categoria B) a vitória ficou com as estudantes da Escola Estadual Ana Pontes Francez. Na categoria B masculino estarão na fase estadual dos JEPS os alunos da Escola Rio Tocantins, de Marabá.

No futsal feminino A as alunas atletas da Escola Municipal Domingos Cardoso da Silva de Parauapebas venceram a etapa Sul e Sudeste. No masculino A foram os alunos da Escola Municipal Prudêncio de Brito, também de Parauapebas. A categoria B masculino do futsal ficou para os alunos da Escola Estadual Maria da Gloria Paixão de Jacundá. Marabá levará para a etapa estadual a equipe feminina B de futsal, da Escola Estadual Gabriel Sales Pimenta.

Handebol

A categoria A (feminino) foi conquistada pelas alunas da Escola Municipal Fernando Pessoa de Parauapebas, assim como as categorias B do masculino e do feminino ficaram para os alunos atletas da Escola Estadual Dionísio Bentes de Rondon do Pará.

Na modalidade voleibol a vaga na categoria A feminino ficou para a Escola Municipal Irmã Teodoro de Marabá e categoria B feminino para os estudantes da Escola Estadual Oneide de Souza Tavares de Marabá.

A fase estadual será realizada na segunda quinzena de agosto (categoria A) e setembro (categoria B). A partir de agora estarão em disputa uma vaga para representar o Pará nos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerão em Curitiba (PR) – etapa de 12 a 14 anos, entre os dias 12 a 21 de setembro; enquanto Brasília (DF) será a sede da etapa de 15 a 17 anos, entre 16 a 25 de novembro.

A atleta de handebol de Rondon do Pará, Mayane Santos, que já esteve por quatro vezes consecutivas nos JEPs estaduais sabe que a disputa é acirrada. “A nossa modalidade é muito forte, não somente na nossa região, mas em todo o Estado do Pará, por isso, a partir de agora é focar nos treinos e entrar na quadra decidida a vencer”, disse.

Pebinha de Açucar

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo