Notícias

Ato Cívico do dia 07 de setembro leva a população as Ruas de Xinguara para prestigia as Diversidade do Brasil

Por Roserval Ramos e Mayrla Lima

7 Setembro - Xinguara (8)O desfile de 7 de Setembro em Xinguara contou com cerca de 2 mil participantes entre estudantes, professores, militares, representantes do poder público e foi assistido por uma multidão que saiu às ruas para ver a comemoração cívica de independência do nosso país.

Com o tema “Qual a Cara do Brasil?”, as escolas levaram para as ruas as tradições das festas e danças populares, a literatura, a diversidade religiosa e o cinema nacional.

O prefeito Osvaldinho Assunção, vereadores, secretários, representes do 17º BPM Batalhão de Carajás da Polícia Militar e assessores vinham à frente acompanhados de 14 escolas municipais, bandas marciais, alunos do PROERD, desbravadores da Igreja Adventista e de policiais militares.

7 Setembro - Xinguara (19)A escola José Antão Ribeiro fez uma viagem pela cultura paraense, com personagens do folclore como o Cabeçudo, Boto Rosa do Caiçara, Boi Bumba e suas Pastorinhas, além do Carimbo e lendas. Os imigrantes foram lembrados pela Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. As festas das regiões brasileiras como a festa da UVA, festa do Peão de Barretos, São João, Carnaval de Olinda e a festa de Parintins foram representadas pela Escola Cinderela. Os jogos Olímpicos de 2016 também foram lembrados e presentado pela a Escola Betel.

Um dos pontos altos do desfile foi à apresentação da Polícia Militar, o 17º BPM (Batalhão de Carajás da Polícia Militar) esteve presente com os pelotões comandados pelo Major Keythson Valente Gaia e pela Capitã Joelma Xavier, além do Grupamento Tático que animou o público com apresentações das técnicas do GTO (Grupo Tático de Operações). A apresentação contou ainda com o desfile de viaturas e motos.

Fernando Queiroz assistiu ao desfile acompanhado da família, elogiou a organização e falou da mensagem que quer deixar para o filho. “O desfile é importante para manter viva a tradição, além de ser o momento de nos voltarmos para a história do nosso país”, relatou.

Bandas Marciais

7 Setembro - Xinguara (14)As bandas marciais da Escola Jair Ribeiro Campos, Escola Padre João Luiz Purguy do Distrito Rio Vermelho, a Banda Marcial dos Desbravadores da Igreja Adventista e a Banda da Casa da Cultura se destacaram pela brilhante apresentação que animou crianças, adultos e idosos que acompanharam o desfile, aplaudindo as coreografias e músicas executadas pelos integrantes das bandas. “Foram cinco meses de ensaio para trazer o melhor, a população que veio prestigiar está de parabéns, pois mostrou que o civismo não esta perdido” disse Moisés responsável pela Banda da Escola Jair Ribeiro Campos.

Uma premiação de cinco mil reais foi divida entre as Fanfarras, o corpo de jurados composto pelo Coronel Claúdio Ricardo, Coronel João Luiz, Alfredo Soffa presidente da Aciapa, João Rosa do Sintepp e Wellington policial do Rio de Janeiro julgaram e elegeram as quatro melhores apresentações.

Campeã do desfile
Campeã do desfile

1º Lugar: Escola Jair Ribeiro Campos, premiação três mil reais.

2ºLugar: Casa da Cultura, premiação mil reais.

3º Lugar: Escola João Luiz Purguy, premiação quinhentos reais.

4º Lugar: Igreja Adventista, premiação quinhentos reais.

Desfile Distritos

As escolas dos Distritos Rio Vermelho, São José do Araguaia, São Francisco e Vila Vale do Araguaia também realizaram o tradicional desfile cívico. (Fotos: Roserval Ramos/Ascom)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo