Campanha de Combate a Hanseníase é realizada pela Secretaria de Saúde de Xinguara

campanha-hanseniase-2MG_8680-CopyOs pacientes que passaram pelo posto de Saúde Thiago Godoy, no Centro de Xinguara, nesta quinta-feira (28), participaram da abertura da campanha de conscientização, mobilização e combate à hanseníase. A ação continua até o próximo dia 5 de fevereiro nas unidades de saúde do município.

Os profissionais da secretaria de saúde realizam palestra de conscientização, atividades laborais e testes para identificar as manchas. O diagnóstico e tratamento da hanseníase podem ser feitos nas unidades básicas de saúde. De acordo com a secretária de saúde, Janaína Pereira, Xinguara possui profissionais capacitados para realização de teste, diagnóstico e tratamento dos usuários com suspeita da doença.

campanha-hanseniase-4“O tratamento é realizado de forma gratuita e apenas na rede pública. O objetivo da campanha é dar impulso no enfrentamento da hanseníase, buscando e identificando casos suspeitos e encaminhando-os ao tratamento correto”, completou Janaína.

Elza Lopes foi atendida e passou por avaliação, aos 52 anos, ela não descuida da saúde. “Achei muito interessante à ação porque às vezes não temos as informações corretas. É preciso lembra que a hanseníase tem cura e quanto mais cedo o tratamento melhor o resultado” disse ela.

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa e sua contaminação se dá pelas vias aéreas respiratórias. Os primeiros sinais da doença são pequenas manchas dormentes de cor esbranquiçada ou de cor avermelhada. A perda da sensibilidade no local destas manchas é um forte indício do diagnóstico de Hanseníase. (Ascom/PMX).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA