Notícias

Canaã dos Carajás: Riquezas e Desigualdades. Sonhos e Pesadelos

IMG_20150711_102446O desenvolvimento tanto propagado em alguns munícipios que, sob a forma de maquiar as mazelas ou, ainda, de se tentar atrair investidores, tem se constituído uma mensagem irreal, levando muitas pessoas a migrarem para estas localidades na esperança de alcançar a sonhada terra prometida.

Os municípios mineradores são os mais procurados. Neles, certamente, existem não apenas as oportunidades de trabalho, pois, juntamente com o fluxo migratório surgem também os problemas sociais advindos com a chegada permanente de pessoas que, na expectativa de terem uma oportunidade, às vezes são frustradas e acabam não tendo suas necessidades supridas.

IMG_20150711_102156Sem planejamento adequado para suprir as carências das demandas que surgem a cada dia, o que as prefeituras fazem não representam às necessidades básicas de parte da população.

Em Canaã dos Carajás sudeste do Pará, por exemplo, onde está sendo implantado o projeto de exploração mineral, S11D, são vários os gargalos que atingem diretamente as pessoas. A falta de ações do poder público, que não consegue estabelecer no mesmo ritmo medidas que atendam as demandas sociais e estruturais do município, permite que a população viva muitos transtornos.

IMG_20150711_100051Moradores consideram que tais situações são visíveis e preocupantes. Falta de coleta regular do lixo, invasão para fins de habitação falta de saneamento básico, entre outras situações, evidenciam que não existe um planejamento estratégico voltado a acompanhar a falsa sensação de desenvolvimento que, apesar de proporcionar ganhos para alguns, por outro lado, torna claro que a prefeitura não consegue dar respostas à altura dos problemas surgidos com o fluxo migratório.

IMG_20150711_101929“É nítido que ainda não temos a exploração mineral como ganho para o desenvolvimento social na nossa região”, observa um morador.

Vez por outra se podem ver, em pleno centro da cidade, as circunstâncias provenientes dessa busca pela terra prometida. Flagrante gritante, como na imagem, mostra uma pessoa em estado desumano em plena praça central da Avenida Weyne Cavalcante, no centro da cidade, contrasta com a demonstração de riquezas existente no município.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo