Câncer de Próstata: Secretária de Saúde de Xinguara convida a população para o “Encontrão Novembro Azul”

O movimento novembro azul da secretária municipal de Saúde visando a Saúde integral do homem e a prevenção do câncer de próstata realiza nessa quarta-feira, 27, na AABB, o “Encontrão Novembro Azul”. A secretaria Janaína Pereira convida toda população em espacial os homens para o evento que começa às 18hs.

No encontrão de homens terá um bate papo com o médico Urologista Marcelo Vidigal, trazendo esclarecimentos sobre os sintomas e tratamento do câncer de próstatas. Além de testes rápidos, torneios esportivos, sorteios de brindes, barbearia e dinâmica.

 

 

Câncer

O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens. Estima-se que, a cada ano, haja 70 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Essa doença atinge a glândula presente somente nos homens, à próstata, responsável pela produção de parte do líquido seminal.

Inicialmente, os sinais e sintomas não são evidentes, podendo aparecer, já em estágio avançado da doença, dificuldade para urinar e evacuar, além de dor próximo ao ânus ao urinar.

As possibilidades aumentam em homens com mais de 40 anos. Sendo assim, faz-se necessário exame de próstata, feito por um médico proctologista. Ele pode fazer toque na glândula para verificar se ela está aumentada. Pode-se fazer Ultrasonografia (USG) também e o exame de sangue chamado PSA, que verifica o risco de câncer.

O tratamento pode ser cirúrgico, medicamentoso ou por meio de quimioterapia. As chances de cura são de 90% quando a doença é identificada no início.

Não tenha receio de fazer exame da próstata. Afinal, um toque não vai fazer você ser mais ou menos homem, mas, sim, alguém prevenido e mais consciente da própria saúde.

SEM COMENTÁRIO