Cavalgada e shows abrem a 32ª Exposição Agropecuária de Marabá

Na 21ª edição, a Grande Cavalgada, realizada no sábado (8), que abriu a 32ª Exposição Agropecuária de Marabá, contou com 38 comitivas da região e, em média, 1800 cavaleiros e amazonas. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (SPRM), Antônio Vieira Caetano, o aumento de comitivas representa maior unidade do homem do campo.

“Esse ano a cavalgada foi um sucesso, esperávamos 32, mas vieram 38 comitivas. É uma satisfação imensa receber o produtor e ver a união da classe num evento como a Expoama”, garantiu.

Como todos os anos, o evento conta com a participação de vários órgãos de segurança e da ONG de proteção aos animais “Focinhos Carentes”. Ao longo do percurso de quase 15 quilômetros, que vai desde a Rodovia Transamazônica em frente ao Aeroporto de Marabá, passando pela via principal 8 da cidade, até o Parque de Exposições José Francisco Diamantino, o público prestigiou o evento que faz parte do calendário municipal.

Esse ano a comitiva da Fazenda Santo Antônio de Curionópolis foi a primeira colocada e ganhou uma motocicleta. Como de costume foi servido um grande almoço no parque, claro, com muito churrasco.

À noite foi momento de prestigiar a abertura oficial com a solenidade na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá. O Presidente do SPRM, Neném do Manelão, como é conhecido, destacou que a Expoama 2018, deve ser melhor que a do ano passado em termos de movimentação financeira, que pode passar dos 40 milhões de reais.

“Essa é a 4ª feira na minha gestão, esse ano tivemos que adiar a data devido a outros eventos que tinham em Marabá e região, mas acredito que esse ano, teremos um evento maior que os anteriores. Esperamos ter um volume de 40 a 50 milhões de reais entre implementos agrícolas e gado leiloado, porque é momento de reposição de bezerros e das reformas de pastagens degradadas, ou seja, o produtor rural está precisando desse implemento para usar agora.”, pontuou o presidente.

Falando em fator econômico, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcus Ticianeli, está ainda mais otimista. “A expectativa mínima na feira é fecharmos 15 milhões em negócios, mas muitos dos negócios tabulados aqui vão sendo fechados no decorrer do período. São financiamentos na aquisição tanto no custeio do bezerro e na reforma de pastagens, além disso aquisição de máquinas e equipamentos que vão aumentar a produtividade dos nossos produtores”, enfatizou.

Na primeira noite, além de curtir as novidades dos mais de 230 expositores, com setor de gastronomia, bares e boates, o público se divertiu nos brinquedos do parque, e ao final aproveitou o show regional de Caio Victor e Tinan, seguidos das duplas Luiza e Maurílio e Humberto e Ronaldo. As amigas Bianca Frazão e Clara Lima.

“A gente vem todos os anos porque é um evento da cidade, muito marcante por conta dos shows, do rodeio, a gente tenta vir no máximo de shows que a gente consegue”, disse Bianca Frazão que foi confirmada pela amiga Clara que a maior expectativa é participar do show do Xandy Aviões.

PROGRAMAÇÃO:

Esse ano a grande novidade é o 1º Encontro de Muladeiros do Norte, que será entre 13 a 16 de setembro, junto dessa programação também acontece a Prova de Marcha de Muares. Dentro da feira algo muito esperado pelo público são os rodeios profissionais que começam na quarta-feira, dia 12, com o show da dupla Maiara e Maraisa e encerram no domingo. Na terça tem show gospel de bandas regionais com entrada franca, na sexta-feira é a vez de Xandy Aviões e no sábado Diego e Arnaldo. Vale destacar que a feira conta com seis leilões de gado de raça, três palestras na área do Direito Agrário e Civil nos dias 10, 11 e 12 de setembro e um Curso de Doma Racional de equinos e muares com certificação, que será ministrado pelo  veterinário Gim Master.

Shows:

Terça-feira 11 –  show gospel,

Quarta-feira 12, abertura do rodeio, show com Maiara e Maraisa;

Sexta-feira, 14 show com Xand Aviões

Sábado 15 show com a dupla Diego e Arnaldo

Domingo, 16, encerramento do rodeio e feira em geral.

Palestras

10/09: Tributação no Agronegócio/ 8h30 – Palestrante: Advogado- Danilo Skaf Elias Teixeira

11/09: Invasão de Propriedade/ 8h30 – Palestrante: Advogado- Petrus Vasconcellos Ludovico de Almeida

12/09: Agronegógio e Planejamento Sucessório/ 8h30 – Palestrante: Advogado- Petrus Vasconcellos Ludovico de Almeida

Curso – Doma Racional de Equinos e Muares – De 10 a 14/09 – Palestrante: veterinário Gim Master

Leilões

11/09 – Top das Raças

12/09 – Leilão Virtual criadores do Pará

13/09 – RR Agropecuária e convidados

15/09 – Leilão de Touros Revemar

16/09 – Leilão Especial Top Criador

SEM COMENTÁRIO