Notícias

Censo Demográfico 2022 chega às terras indígenas nesse mês de agosto

Censo 2022 inicia coleta entre indígenas no próximo dia 10

No dia 10 de agosto, o Censo Demográfico 2022 chega às terras indígenas, em todo o país. Com o apoio da Funai e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), as equipes do IBGE, compostas por recenseadores especialmente treinados para coletar as informações em terras indígenas, estarão entrando em campo. Estamos trabalhando na produção do RELEASE para apoiá-los na cobertura de mais essa importante etapa do Censo Demográfico 2022 e nos colocamos à disposição das equipes que precisarem de contatos ou informações sobre áreas indígenas no Pará, para que possam se programar.

ATENÇÃO!!!

Informamos que, por exigência da Sesai/Funai e lideranças indígenas, nossas equipes que vão a campo no dia 10 tiveram que cumprir todo o quadro vacinal exigido (febre amarela, Covid, gripe) e também terão que apresentar teste negativado para Covid, antes de adentrar qualquer área com domicílios indígena. Além disso, todos terão que utilizar máscaras durante toda a sua permanência em terra indígena ou em qualquer contato com informante ou liderança indígena.

Portanto, às equipes que tiverem interesse em acompanhar os recenseadores, orientamos que entre em contato (o quanto antes!!) com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) correspondente à área que pretende cobrir, para receber as devidas orientações quanto ao protocolo sanitário a ser cumprido antes e durante a cobertura. Essa orientação visa garantir a segurança aos nossos informantes indígenas.

Os contatos de todos os DSEI estão disponíveis no link a seguir: www.saudeindigena.net.br/coronavirus/dsei/.

Sobre a divulgação em nível estadual: Informamos ainda que não teremos coletiva nem garantiremos transporte para as equipes de imprensa que estiverem interessadas em realizar essa cobertura. Nosso analista censitário José Maria Costa Júnior, antropólogo que tem atuado junto ao Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais (GT-PCT’s) no planejamento da coleta entre indígenas e quilombolas, poderá dar entrevistas, que precisarão ser agendadas previamente. (agendamentos pelo 91-98095-7776, com Angela Gonzalez).

Angela Gonzalez Analista Censitária – Jornalista
Setor de Disseminação de Informações do IBGE no Pará

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo