Notícias

Centro Maria do Pará: Há 7 anos atuando em defesa da mulher xinguarense

img-20150904-wa0063Através do trabalho do Centro de Referência Maria do Pará as mulheres vítimas de violência, em Xinguara, hoje tem oportunidade de recuperar a alegria de viver e o orgulho de ser mulher. Nesta sexta-feira, 4 de novembro, o Centro Maria do Pará completa 7 anos de trabalho em defesa da mulher Xinguarense.

Para comemorar, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro, promove um chá da tarde, às 16h, com as mulheres assistidas pelo serviço e representantes da rede de garantia de direitos do município. O Chá tem como objetivo prestigiar as mulheres atendidas pelo Centro de Referência, através de uma programação exclusiva com sorteio de brindes e uma sessão de beleza, oferecida pela Cabeleireira Mariona e sua equipe.

O Centro de Referência

O Centro de Referência Maria do Pará de Xinguara foi criado no ano de 2009 e desde então, através do atendimento psicossocial, tem colaborado para o empoderamento feminino, visando devolver a qualidade de vida às mulheres vítimas de violência.

A Dona de Casa, Luciana, explica como o Centro de Referência transformou sua vida. “Cheguei ao Maria do Pará sem esperanças, sem autoestima, mas fui tão bem recebida que me senti em casa. Ninguém me julgou, pelo contrário, a equipe toda me acolheu com carinho e me fez enxergar meu valor como mulher”.

O Centro Maria do Pará já atendeu mais de 1500 mulheres ao longo destes 7 anos de trabalho. Mas só este ano já realizou 270 atendimentos, que geraram mais de 630 procedimentos. Em 2016 a equipe do centro também realizou um trabalho especial de prevenção da violência contra a mulher, e através de palestras alcançou mais de mil pessoas.

O atual perfil da mulher atendida pelo Maria do Pará configura-se de mulheres na faixa dos 25 aos 40 anos, de classe média ou baixa, de religião evangélica, desempregadas, moradoras do centro da cidade e com grau de escolaridade fundamental incompleto.

A Coordenadora do Maria do Pará ressaltar que qualquer mulher vítima de violência pode procurar o centro. “Independente da faixa etária, condição social ou da raça, todas podem e devem procurar nosso trabalho, pois as mulheres de Xinguara merecem uma vida sem violência” Explica Nancy Bradenburg.

O Centro de Referência Maria do Pará fica na Rua Pedro Álvares Cabral, Nº 10, no Setor Selectas, e funciona de 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.  Em qualquer caso de violência contra a mulher Ligue 180, Denuncie.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo