Notícias

Cheia do Tocantins faz primeiros desabrigados em Tucuruí

Estrutura dos abrigos no Parque de exposições, transporte para a remoção dos atingidos e segurança para as famílias são algumas das ações emergenciais que estão sendo tomadas pela Prefeitura de Tucuruí

As ações para a evacuação aos atingidos pela enchente do rio Tocantins em Tucuruí foram iniciadas nesta quinta-feira (22) pela Defesa Civil do município. As equipes do órgão estão monitorando o nível do rio e visitando as áreas de maior risco de cheia. 30 famílias já foram atingidas pela cheia em Tucuruí, cerca de 120 pessoas, que estão alojadas no Parque de Exposições de Tucuruí e estão recebendo apoio do município, desde a remoção até as instalações e infraestrutura.

Nédia Amorim, coordenadora da Defesa Civil observa que desde sábado o órgão monitora o nível do rio e já nas primeiras horas de hoje iniciaram os trabalhos de evacuação das áreas alagadas.

A coordenadora lembrou que desde 17 de março, a Defesa Civil está alerta para a possível enchente. “Nos próximos dias, todas as ações para resguardar pessoas e seus pertences serão realizadas pela prefeitura por meio de uma equipe de acompanhamento. Ninguém ficará sem atendimento”, disse a coordenadora.

Até a tarde desta segunda-feira, já haviam sido remanejadas para os abrigos, 30 famílias impactadas pela cheia.

Estrutura dos abrigos no Parque de exposições, o transporte para a remoção das famílias atingidas, apoio aos desabrigados e a segurança no local em que permanecerão abrigadas as famílias são algumas das ações emergenciais que já foram tomadas pelas autoridades locais.

O nível do rio Tocantins está hoje em 11,49 metros e a previsão é atingir 12,10 metros até a próxima quinta-feira (29). Cerca de 120 pessoas estão alojadas no Parque de Exposições de Tucuruí e a Prefeitura está dando apoio, desde a remoção até as instalações e infraestrutura, contudo, muitas famílias insistem em não sair de suas casas.

A Defesa Civil já iniciou os trabalhos de limpeza da área onde estão sendo construídos os abrigos provisórios. A previsão é que o Tocantins atinja 11,86 metros já nesta terça-feira (27) o que vai acarretar no remanejamento de mais pessoas, principalmente do bairro Matinha.

As ações de prevenção e atendimento são direcionadas para cerca de 500 famílias que anualmente são atingidas pela elevação das águas do Rio Tocantins.

Fonte: Blog Zé Dudu

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar