Ação SocialNotícias

Com apoio do Centro Maria do Pará mulheres superam situação de violência

2015-11-04-Maria-do-Pará-21-500x330Inaugurado em Xinguara há seis anos, o Centro de Referência Maria do Pará comemora nesta quarta-feira (14), mais um ano de atendimento as mulheres em situação de violência.

Para celebrar a data a secretaria de assistência social, por meio da coordenação do Centro ofereceu um café da manhã, que contou com a presença de várias autoridades e representantes da rede de proteção, além de um dia de beleza para as mulheres. Durante as comemorações também foram entregues placas de reconhecimento aos voluntários que sempre atuam com a equipe do Maria do Pará.

O Centro Maria do Pará é um espaço de acolhimento que oferece apoio e subsídio para que a mulher possa lutar por seus direitos, buscando autoafirmação e fortalecimento da sua identidade.

2015-11-04-Maria-do-Pará-23Mulheres como Dona Jovelina que com a ajuda da equipe do Maria do Pará conseguiu superar a situação de  violência. “Cheguei sem nenhuma esperança de refazer a minha vida, meu ex-marido me agredia fisicamente, psicologicamente e verbalmente. Hoje tenho marcas físicas das agressões, mas com a assistência que tenho aqui consegui superar e passei a ter  uma nova vida” relatou.

Dados

Desde que foi inaugurado 1.251 mulheres foram acolhidas e acompanhadas pelo Maria do Pará, desse total, 361 buscaram os serviços do Centro no primeiro semestre desse ano. Os dados apontam também que a faixa etária da maioria das mulheres é de 25 a 40 anos.

2015-11-04-Maria-do-Pará-30“Aqui acolhemos e oferecemos os serviços de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, advogados, assistentes sociais dando segurança e conforto a vítima” disse Nancy Brandeburg, coordenadora do Maria do Pará.
As agressões físicas e psicológicas são as mais comuns, e geralmente ocorrem dentro de caso tendo o esposo/parceiro como agressor.

O juiz da comarca de Xinguara, Arnaldo Gomes, presente nas comemorações ressaltou a importância do trabalho da rede de proteção para a redução da violência doméstica no município. “É necessário que a sociedade se mobilize no sentido de proteger as mulheres que por ventura passem por essa situação de violência” disse.

2015-11-04-Maria-do-Pará-26Representando o prefeito Osvaldinho Assunção, o secretário de administração Jimmy Brito lembrou dos avanços do Centro nos últimos anos quando recebeu nova infraestrutura , equipe técnica e equipamentos que auxiliam no trabalho. “A preocupação da administração do prefeito Osvaldinho em oferecer  condições de trabalho a equipe é constante para que as mulheres possam ser bem atendidas e assim superar os traumas da violência doméstica” afirmou.

Serviço

O Centro de Referência Maria do Pará atende na Rua Pedro Álvares Cabral, Nº 10, Setor Selectas, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. (Ascom/PMX).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo