Saúde

Começa no próximo sábado em Xinguara a campanha de antirrábica

13Sábado (19) é o Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. A Prefeitura de Xinguara, através da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária, realiza mais uma ação de imunização e prevenção contra a Raiva Animal.

Para atender a demanda a vacina estará disponível em todas as unidades educacionais da rede pública, exceto a Escola Acy de Barros, localizada no Centro, onde a vacinação será realizada no Posto de Saúde Thiago Godoy, das 8h às 17h.

A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.

Doença

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo