JustiçaNotícias

Comissão de Advogados realiza vistoria no Fórum de Xinguara

Arquivo
Arquivo

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Xinguara, criou através da portaria 001/2017, uma comissão para inspecionar e vistoriar o prédio do Fórum da Comarca de Xinguara, no Sul do Pará.

A decisão tomada pela OAB de realizar a vistoria no Poder Judiciário da cidade, foi por conta da preocupação com o acumulo e com o grande atraso na tramitação dos mais de 11 mil processos existentes nas duas Varas.

A comissão de verificação formada pelos advogados, Evandro Marcelino Santana, Regina Zarpellon, Sidilene Sabina Belmiro, Maurício Cortez, Layla Maia e Genaisson Cavalcante acompanhados pelo presidente da Subseção Xinguara, Cícero Sales foram recebidos pelos Juízes substitutos, Haendel Moreira Ramos e Ana Carolina Barbosa Pereira.

CCCCCCCCC DSC_0102 [1600x1200]Com a permissão dos magistrados e acompanhados de integrantes da imprensa local, os advogados entraram em compartimento por compartimento do prédio e o que viram foram horrores, salas inadequadas sem o mínimo de condições de trabalho para os servidores, pilhas e pilhas de processos espalhados pelo chão e por todas as partes, impedindo até mesmo a locomoção dos servidores. O arquivo do Judiciário superlotado com caixas e mais caixas contendo processos, uma pessoa dentro do arquivo mal consegue se movimentar.

As salas onde os Juízes atende, mal cabem o magistrado e um servidor, o velho prédio já apresenta varias fissuras na estrutura, a maioria do sistema de climatização ainda é feita pelos antigos Ares-condicionados, a sela onde fica os réus nos dias de audiência não tem o mínimo de segurança, um cemitério de motocicletas sucateada em um corredor serve de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, o que já rendeu uma notificação e multa por parte do Poder Público.

BBBBBBBBBB DSC_0068 [1600x1200]Para Cícero Sales, presidente da Subseção Xinguara, mais uma vez a OAB, trás ao público os problemas do Judiciário. “Mais uma vez estamos levantando os problemas que tem a Comarca e esses problemas serão consolidados em forma de relatório que, será apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça em uma reunião no inicio de março, uma das principais exigências que vamos fazer é a construção do novo Fórum, uma vez que contatamos hoje aqui que a estrutura não suporta mais a Comarca de Xinguara”, afirmou Sales.

Em 29 de janeiro de 2015 foi lançada em Xinguara a pedra fundamental para a construção do novo Fórum da Comarca, mas até a presente data não foi iniciada a construção.

Texto e Fotos: Roserval Ramos

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo