Conselheiros Tutelares eleitos em Xinguara recebem capacitação

Por Roserval Ramos

AAAAAAAO Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria de Assistência Social, está realizando em Xinguara de 24 a 27 de outubro, um curso de capacitação para os conselheiros eleitos nas eleições de 04 de outubro e seus suplentes, com a intenção de preparar os conselheiros que tomarão posse no dia 10 de janeiro para um mandato de 4 anos, o CMDCA buscou em Parauapebas a palestrante, Lucineide Santana, para ministrar o curso para os agentes do Conselho Tutelar.

Lucineide Santana, falou da importância da capacitação dos conselheiros, segundo ela, a secretaria de assistência social de Xinguara teve a preocupação de trazer conhecimento para os conselheiros eleitos, para que eles não assumam o cargo sem saber o que é a rede de proteção, ou mesmo o que é sua função.

AAAAAA“Com isso queremos mostrar para eles qual é a responsabilidade de cada um na condução dessa política municipal voltada para atender os direitos da criança e do adolescente, esse é o objetivo maior”, afirmou Lucineide Santana.

A palestrante explicou a nossa equipe, até onde vai o trabalho conselho tutelar, “o trabalho vai desde a atuação como conselheiro tutelar até a fiscalização das entidades de atendimento que trabalham com criança e adolescente para saber se realmente elas estão cumprindo com aquilo que preceitua o estatuto, por isso o conselho tutelar tem que ter essa visão ampla do que é a rede, quais são os órgãos que compõe o sistema de direito, tanto governamental quanto não governamental, para que possa estar fazendo os seus devidos encaminhamentos, pois esse é o seu papel, ouvir e encaminhar, diferente do conselho de direito que tem a responsabilidade de formular a política pública junto com o gestor municipal”. Disse.

Além dos conselheiros estão participando do curso, técnicos de assistência social, educação e saúde, técnicos que fazem parte da rede.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA