Belém

Parte de samaumeira centenária cai em Belém e acaba gerando confusão entre a população durante a retirada da árvore

Nossa equipe acompanhou nesta quarta-feira 08, momentos em que a árvore era retalhada e pedaços eram vendidos por até R$ 50,00

A samaumeira centenária era símbolo da praça Santuário da Basílica de Nazaré, no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), na capital paraense, desde sua queda na madrugada de terça-feira 07, dezenas de populares foram atraídos, que formam ao local na tentativa de conseguir um pedaço da árvore centenária. Alguns queriam um pedaço para guardar de lembrança, outro tentavam conseguir o máximo da madeira nobre para fabricação de moveis.

Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foram acionados para retirar a árvore, que, acabaram vendo o interesse da população em conseguir um pedaço do vegetal de 125 anos e passaram a vender pedaços que variava entre 10 e 50 reais, o que gerou muita confusão entre população e agentes. Segundo algumas pessoas, o que estava acontecendo caracterizava em venda ilegal de madeira.

A causa da queda será investigada e deve constar em laudo da Semma, mas o órgão adiantou que há suspeita de que cupins podem ter comprometido a estrutura do tronco.

“O vegetal não apresentava sinais externos de apodrecimento, porém, o interior da árvore estava com a estrutura parcialmente danificada e com aparecimento de cupins em sua parte superior, o que pode ter permitido a entrada de água no tronco, já que a estrutura do mesmo estava esponjosa”, diz nota da Semma.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo