NotíciasSaúde

COVID-19: Xinguara registra mais dois casos suspeitos de Coronavírus

No Boletim Epidemiológico Diário de sexta-feira,10, a Secretaria de Saúde de Xinguara informou os últimos acontecimentos relacionados a pandemia da COVID-19. Foram realizados nesta sexta-feira, 2 atendimentos no Disque Saúde e 20 na Unidade de Pronto Atendimento. Foram identificados dois pacientes, um homem e uma mulher, suspeitos para COVID-19. Agora já são quatro casos suspeitos no município, dois deles testaram negativo.

O homem, um caminhoneiro de São Paulo, Capital, está em isolamento hospitalar e a mulher que teve contato como pessoas de São Paulo, em isolamento domiciliar. O material para exames de ambos foi colhido e encaminhado ainda na sexta-feira à noite para o LACEM – Laboratório Central de Saúde Pública do Pará. Enquanto isso a cidade a vive a expectativa de aguardar o resultado e torcer para que o resultado seja negativo. A secretaria de saúde preferiu não divulgar a idade dos pacientes para evitar qualquer transtorno.

A secretária de Saúde de Xinguara, Janaína Pereira, que está na linha de frente dos trabalhos de combate a COVID-19, foi questionada por um integrante do grupo de WhatsApp criado especificamente para informações relacionadas ao Coronavírus, se já havia chegado em Xinguara os testes rápidos para a COVID-19. Janaína respondeu e explicou sobre os protocolos, “chegaram os testes rápidos que a secretaria municipal de Saúde comprou, só que existe uma nota técnica do Ministério da Saúde sobre esses testes, onde diz que somente depois de 8 dias após os sintomas respiratórios que os resultado será positivo para COVID-19. Então o paciente estando no protocolo Coronavírus OMS – Organização Mundial de Saúde, e não estando com 8 dias completos após a avaliação médica e com o suporte de outros exames de imagem, faremos a coleta do RT PCR e mandamos para o LACEM em Belém, com previsão de até 72hs, para a entrega do resultado”, afirmou ela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar