CURIOSIDADE: O dia das crianças no Japão é comemorado em duas datas no ano

Foto: Japão em Foco

No Japão o dia das crianças curiosamente é comemorado em dias distintos entre meninas e meninos.

O dia 3 de março (Hinamatsuri) comemora-se o dia das meninas, e no dia 5 de maio comemorava-se o dia dos meninos (tango no sekku).

Com a nova constituição japonesa do ano de 1948, decidiu-se incluir as meninas e dar gratidão as mães, assim sendo, passou-se há adotar o dia 5 de maio como o dia das crianças (kodomo no hi).

Para a celebração do dia das crianças bandeiras em formas de carpas (peixes) são hasteadas por todo Japão nas casas para demonstrar a importância das crianças, a carpa preta representa o pai, a vermelha a mãe e as menores os filhos.

Na escola é feito gincanas com a partição dos pais, as crianças tomam um banho especial de ofurô para tirar o mal olhado e afastar os maus espíritos, e ao final saboreiam um bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu, doce feijão embrulhado na folha de carvalho.

No Japão a criança recebe tratamento totalmente especial, com escola integral, médico e medicamento gratuito, entre vários descontos na área de entretenimento, para os japoneses cuidar com carinho das crianças, fará com que eles se tornem pessoas de bem garantindo o futuro da sua nação.

Texto e imagens: Diego Simão, correspondente desse site no Japão

SEM COMENTÁRIO