BelémEsporte

Curuçá sedia etapa regional dos Jogos Estudantis do Pará

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Resize.aspx 5A cidade de Curuçá recebeu nesta quarta-feira, 17, as delegações dos municípios de Terra Alta, São João da Ponta, Marapanim e Tracuateua, para mais uma etapa regional dos Jogos Estudantis do Pará (JEPs). A cerimônia de abertura foi realizada na Escola Municipal Olinda Veras Alves e contou com a participação dos 380 atletas, que competirão nos jogos.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em parceria com as prefeituras locais, e se constitui como uma importante ferramenta de integração entre alunos e professores, desenvolvimento social e para a construção da cidadania dos jovens atletas.

Os Jogos Estudantis do Pará têm como finalidade proporcionar uma educação integral, desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os estudantes, estabelecer uma união segura entre a classe estudantil e estimular a prática desportiva como instrumento imprescindível à superação do indivíduo, sendo dessa forma um dos principais instrumentos de ação do Pacto pela Educação do Pará.

Segundo o secretário de Esportes do município de Curuçá, Tinho Guimarães, a iniciativa de sediar os JEPs partiu da necessidade de utilizar o esporte como um importante mecanismo de inclusão social e para incentivar a prática esportiva no município. “Além da enorme felicidade e congraçamento em receber nossos municípios vizinhos, os JEPs trazem para os atletas a oportunidade de mostrarem os seus talentos no estado e no resto do país, contribuindo com o desenvolvimento do esporte e social, pois o esporte tem o poder de afastar os jovens do mundo das drogas”, destacou.

Resize.aspx 3A equipe da atleta Jéssica Milena Macedo, de 17 anos, do município de Terra Alta, foi a Curuçá com uma missão especial, mostrar o que o futsal feminino é emocionante e bonito de se ver. “Nós queremos mostrar para as pessoas que o futsal feminino tem a mesma beleza do masculino e que a mulher pode jogar tão bem quanto o homem. Precisamos pôr um fim a esse preconceito e conquistar nosso lugar na sociedade e principalmente no esporte”, enfatizou a aluna da Escola Estadual Inácio Passarinho.

De acordo com Ana Glória Guerreiro, coordenadora do NEL, essa regional é muito importante, pois é a primeira vez que o município está sediando os JEPs e isso irá contribuir ainda mais para o incentivo e desenvolvimento do esporte estudantil na região. “Essa regional é fruto do que começou a ser implantado em Marapanim, contribuindo ainda mais para a participação das escolas e assim poderemos trabalhar com as modalidades olímpicas dentro destas instituições de ensino”, declarou ela.

A coordenadora disse, ainda, que o esporte é uma ferramenta extraordinária para levar a paz às escolas e à sociedade como um todo. “O esporte inclui e nunca exclui ninguém do meio social, com os JEPs temos conseguido fazer isso, transformar a vida dos jovens e diminuir as desigualdades sociais”.

O município de Curuçá conta com a participação de atletas de diferentes modalidades, incluindo futsal, vôlei, xadrez, handebol e tênis de mesa, das categorias A, de 12 a 14 anos, e B de 15 a 17. Os vencedores das etapas regionais dos JEPs competirão na etapa estadual, o Super JEPs, que será realizado em Belém, no período de 11 a 16 de agosto, com os vencedores de cada região, da qual sairão os representantes do estado para as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude.

Ao declarar abertos os Jogos Estudantis do Pará, a prefeita Nadége Ferreira, de Curuçá, disse acreditar que o esporte pode transformar e salvar vidas, ser um importante agente de inclusão social e de formação da cidadania. “O esporte é uma alternativa de vida para muitos jovens e temos prova disso. Sabemos que o esporte já conseguiu afastar muitas pessoas do mundo da violência e das drogas, então eu credito que em Curuçá os JEPs vão trazer muitos resultados positivos para nós”, enfatizou.

Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo