DENGUE MATA: Xinguara intensifica o Combate ao Aedes Aegypti e realiza mutirão de limpeza

A Secretaria de Saúde de Xinguara convoca toda população para continuar, de forma permanente, com a mobilização e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti. O mutirão de limpeza vai acontecer em todos os bairros, com inicio pelo Marajoara I, nos dias 13 e 14 de novembro. A população deve ficar ligada nas datas em que as equipes irão estar em seu Setor.

Todas as secretarias municipais se uniram para intensificar o trabalho contra a proliferação do Aedes Aegypti, os agentes de endemia da Saúde de Xinguara no mês de outubro percorreram todos os bairros fazendo um rápido levantamento de índices para AEDES AEGYPTI – LIRAa. De acordo com a pesquisa o maior foco encontrado foi no Setor Marajoara I, por lá começa a coleta de possíveis criadouros do mosquito, para isso os moradores do Marajoara I são fundamentais nessa batalha, todos devem dar uma geral em seus quintais, todo entulho deve ser recolhido e colocado e colocado fora do quintal, para os caminhões passar recolhendo. Atenção para as datas de coletas, 13 e 14 de novembro.

Janaína Pereira secretária de Saúde faz um apelo a toda população, “vamos juntos proteger nossas família e nosso município contra o temido Aedes Aegypti, contamos com a colaboração de toda comunidade xinguarense nessa causa mais do que justa. Quero aproveitar e agradecer todas as secretarias pela parceria com a secretaria de Saúde”, completou ela.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação do Ministerio da Saúde, é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte. #CombateAedes.

DENUNCIE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI:  Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros. Faça sua parte!

SEM COMENTÁRIO