Educação

DENÚNCIA: Há quatro anos profissionais de educação classificados em PSS não são convocados em Água Azul do Norte

Para ser contratado o candidato não poderá ter tido contrato administrativo junto ao Estado rescindido em prazo inferior a 06 (seis) meses

Chega informações até a nossa redação, dando conta de que, desde o ano de 2018, a SEDUC – Secretaria de Educação do estado do Pará, através da 22ª URE – Unidade Regional de Educação, com sede no município de Xinguara, no sudeste do Pará, com abrangência dos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Rio Maria, São Félix do Xingu, Sapucaia e Tucumã, não veem cumprido com as convocações dos classificados no município de Água Azul do Norte, desde o ano de 2018.

Os editais da SEDUC deixam claro que, o candidato não poderá ter tido contrato administrativo junto ao Estado rescindido em prazo inferior a 06 (seis) meses, a contar do ato da nova contratação, o que intriga, é a não convocação dos classificados em Água Azul do Norte, entre 2018 e 2023. Os editais dizem também que, obedecida à ordem de classificação, os candidatos serão convocados para análise prévia de
habilitação contratual.

Exemplo:

Profissionais de educação de Água Azul do Norte, que foram classificados no PSS de 2018 e 2020, não foram chamados, agora em 2023, foi realizada nova seletiva para professores e merendeira (o), alguns dos profissionais classificados nos dois últimos processos estão classificados novamente, mas, a espera para serem chamados continua.

Nossa equipe falou com alguns dos classificados para entender melhor a funcionabilidade das convocações, “abre-se o edital, daí o candidato se escreve, cumprida todas etapas sai a classificação, só que, aqui em Água Azul do Norte não estão respeitando os profissionais classificados, em todos os municípios da 22ª URE, já fizeram a convocação, mas aqui o edital é apenas para formalidade, desde 2018 que não tem convocação e os contratados são os mesmo, se não é para chamar, então abre edital e dá logo de uma vez concurso para os que estão contratados”, desabafou professora.

Procuramos o SINTEPP Sub Sede Água Azul do Norte, para saber o posicionamento do Sindicato sobre o assunto, e o presidente Prof. Denilson, nós deu a seguinte resposta, “As aulas estão funcionando normalmente em Água Azul do Norte”. A equipe afirmou que estava ciente em relação as aulas e refez novamente a pergunta. A resposta foi direta e objetiva, “A coordenação do Sintepp sub sede Água Azul do Norte, prioriza o ingresso no serviço público através de concurso público. Essa maneira de processo seletivo escolhida pelo estado do Pará, não garante o ingresso igualitário dos participantes. Nós somos contra esse sistema de ingresso através de PSS”, afirmou prof. Denilson.

Falamos via celular, com o Professor Lázaro Borba, diretor da 22ª Unidade Regional de Educação (URE), com sede em Xinguara, responsável pelo município em questão, que deu a seguinte explicação, “Os professores que fizeram o PSS agora ou em anos anteriores não foram chamados nós municípios da 22ª URE, foi porque no município não tinha vaga, um exemplo é Água Azul é um dos únicos que não tem falta de professores. Agora em 2023, foi feito um PSS de reserva caso no município não tem mais pra ser chamado do PSS de 2020, será chamado no de 2023. O que está valendo e o 2020 e 2023, os anteriores não tem mais validade”, afirmou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo