Notícias

Depois de uma orientação do MP prefeitura de Xinguara só libera a demarcação da AV. Xingu faltando uma semana para a Cavalgada

A um tempo atrás a Avenida Xingu, uma das mais movimenta em Xinguara, começava a ser demarcada um mês antes da Cavalgada Ruralista do município, após uma matéria veiculada neste veiculo de comunicação “Blog”, por ser provocado, o Ministério Publico tomou a iniciativa de orientar o Poder Executivo a controlar a demarcação dos espaços, com data de inicio e termino.

20170828_102759-1-780x405Quem passou pela Avenida Xingu, pela manhã de segunda-feira 28 de agosto, observaram que, organizadamente os espaços da Avenida iam sendo ocupados e demarcados com fitas zebradas. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo (Semmatur) iniciou o cadastro aos interessados em ocupar a Avenida para assistir a Cavalgada Ruralista 2017. As inscrições foram realizadas, na Praça Vitória Régia, ao lado da sede do Poder Executivo, em uma tenda montada pela prefeitura para atender a população.

Sabendo que as inscrições seriam realizadas no dia 28, algumas pessoas preferiram dormir na Praça para garantir seu espaço. Logo nas primeiras horas da manhã foi possível registrar a movimentação de pessoas que foram em busca da autorização. Ivana chegou cedinho, com os documentos solicitados em mãos, garantiu o espaço para assistir ao evento. “Quando eu cheguei já tinha bastante gente, inclusive um grupo que chegou ainda na madrugada. Para não perder o local que assistimos todos os anos, também tratei de vir logo” afirmou.

O procedimento faz parte da orientação do Ministério Público e começou a ser realizado desde o ano de 2015, para que a ocupação do espaço aconteça de forma ordeira e garanta a preservação do patrimônio publico.

Segundo a Semmatur, ao todo foram disponibilizadas 220 inscrições, todas preenchidas ainda na manhã de segunda-feira. A secretária, Tatiana Cossetin, explica que devido a grande demanda, os interessados que não conseguiram cadastro, podem buscar informações na secretaria para analisar a possibilidade de localizar um espaço disponível. Ela lembra ainda que a ocupação de calçadas não necessita da autorização da Semmatur.

A tradicional cavalgada ruralista, será realizada no dia 2 de setembro, é a expectativa do Sindicato Rural responsável pela organização, é que mais de 3 mil cavaleiros e amazonas passaram pelas Ruas de Xinguara na maior e mais organizada Cavalgada Ruralista do Estado do Pará.

Texto: Roserval Ramos

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo