Greve

Deputado Federal Cláudio Puty do PT visitou os professores em greve em Xinguara

Por Roserval Ramos

Grevistas pousam para foto com Deputado Federal Cláudio Puty
Grevistas pousam para foto com Deputado Federal Cláudio Puty

Na manhã desse sábado (07), o Deputado Federal Cláudio Puty, do PT – Partido dos Trabalhados, esteve em Xinguara para visitar os profissionais em educação há dois meses. Puty disse que veio a Xinguara para ver de perto a realidade dos professores em greve, realidade essa que já vinha acompanhando desde o inicio. Disse o Deputado.

O Deputado ouviu atentamente todas as reivindicações dos grevistas, e em seguida falou com os servidores colocando sua irrestrita solidariedade, o parlamentar disse em sua fala, que sabia da gravidade da situação, mas vendo pessoalmente sentiu que o caso é muito mais preocupante e requer uma atenção especial.

Cláudio Puty em entrevista
Cláudio Puty em entrevista

Puty se comprometeu com os grevistas que ira fazer de tudo para ajuda-los, mais do que já vinha ajudando, quatro pontos foi citado por Puty, pontos que ele entende ser crucial para abrir um canal de comunicação entre o SINTEPP, e o Governo Municipal. Primeiro o deputado disse que ia procurar o prefeito Osvaldinho Assunção, no sentido não de impor uma derrota pessoal a ele, e sim, que estamos de questão pública, e com isso tentar mostrar que a um endurecimento desnecessário por parte da administração municipal, que leva a uma sensação de humilhação, de derrota, de ameaças e de respeito e isso não é postura de uma gestão eleita até mesmo com boa parte de votos da própria categoria que está em greve.

Deputado pousa para foto com professoras em greve de fome
Deputado pousa para foto com professoras em greve de fome

“Ouvi aqui denuncias de cortes de pontos de mulheres gravidas de pessoas com problema de saúde que tiveram seus contra cheques zerados, denuncias de contratação de estudantes do ensino médio como professores substitutos, obviamente sem nem uma condição em flagrante a ilegalidade”. Segundo, vou levar essas informações ao procurador geral de Justiça na segunda-feira. Terceiro, vou fazer a denuncia na Câmara dos Deputados para chamar a atenção do Pais para o que está acontecendo aqui em Xinguara. Quarto, vou entra em contato a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência Republica (SDH/PR) Ideli Salvatti, para que ela entra em contato com o prefeito na intenção de por um fim nessa situação. Disse Cláudio Puty Deputado Federal.

Cláudio Puty disse ainda que ira procurar o Procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, Marcos Antônio Ferreira das Neves, na tentativa de ele mande a Corregedoria do Ministério Público a Xinguara para analisar a situação atual do MP do município. Uma vez que duas declarações de legalidade da greve, por parte do Juiz de Direito da Comarca e outra por parte de um Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. E o que se entende é que o papel do MP é mediar situações para por fim ao impasse e não impor uma derrota de uma categoria.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo