Dia Municipal da Imprensa será comemorado em Xinguara

Profissionais da área e seguimentos da sociedade participarão do evento na Câmara Municipal

Vereador Dito do Cinema (PSDB), presidente do legislativo

A Câmara Municipal de Xinguara (CMX) aprovou em abril de 2012, projeto de lei nº 824/ de autoria do então vereador Cicero de Oliveira Almeida (Cição), criando o DIA MUNICIPAL DA IMPRENSA, a ser comemorado anualmente em 1º de junho, quando se comemora também o Dia da Imprensa em todo o país. Em Xinguara, conforme o projeto, a data é comemorada com sessão solene no Poder Legislativo.

Cição lembra que a iniciativa de criar esse dia foi uma forma de homenagear essa categoria profissional.  “É reconhecer o valor daqueles que compõem um dos pilares mais visíveis da democracia, das liberdades e das garantias individuais de nossa sociedade”, disse.

Jornalista Roserval Ramos

Ano passado, a data passou quase que despercebida, se não fosse a habilidade do presidente anterior da Associação dos Comunicadores e Imprensa de Xinguara (Acix), Roserval Ramos, em participar da sessão realizada no dai 4 de junho daquele ano.

Ramos lamentou a não realziação da solenidade em respeito à lei criada em 2012, e lembrou que “o poder de influência da imprensa é tão grande que muitos lhe chamam de “Quarto Poder” em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo”.

COMEMORAÇÃO

Ex-vereador Cícero Oliveira de Almeida (Cição)

Este ano, porém, A Câmara Municipal se antecipou aos preparativos para comemorar, junto com a categoria essa data tão importante para os profissionais de imprensa. O presidente do Legislativo, vereador Dorismar Altino de Medeiros (Dito do Cinema -PSDB), presidirá os trabalhos deste sábado junto com a mesa diretora daquela colenda casa de leis. “Estamos prontos para recebermos todos da imprensa e demais autoridades que foram convidadas para a solenidade. Sem dúvida será uma grande festa”, garante o presidente.

Por isso, neste sábado 1º de junho, as 9h da manhã acontece a sessão especial em comemoração ao Dia Municipal da imprensa, ocasião em que profissionais e militantes de rádios, jornais, revistas, blogs, sites, TVs, assessorias, dentre outros, estarão presentes.

Além dos profissionais são esperados na sessão, autoridades de todos os seguimentos da sociedade xinguarense.

Jornalista Moraes Filho – Presidente da ACIX

De maneira antecipada a diretoria da Associação dos Comunicadores e Imprensa de Xinguara (ACIX), aproveita a oportunidade para externar suas sinceras admirações e respeito por todos que fazem parte da imprensa, em especial associados de xinguara, Rio Maria, Água Azul do Norte, além de companheiros e companheiras que atuam nos demais municípios da PA 279. Companheiros que, mesmo diante dos problemas seguem sua luta pela liberdade de expressão e o direito a informação que são dois princípios do exercício da imprensa, que a fazem guardiã e defensora da democracia.

Para o atual presidente da ACIX, jornalista Moraes Filho (foto), “Esse é um dia especial, dedicado, acima de tudo, a nós que diariamente contribuímos com nossas atividades nos mais diversos meios de comunicação. Neste sábado vamos poder comemorar, principalmente, a liberdade de imprensa que é uma conquista da sociedade para a própria sociedade”, explica.

Moraes lembra uma fala do presidente da Associação Brasileira de Radio e Televisão (ABERT) Paulo Tonet Camargo, onde considera que jamais o jornalismo livre e profissional foi tão importante como elemento certificador da verdade, da responsabilidade e da democracia.

FONTE: JORNAL MANANCIAL

 

SEM COMENTÁRIO