Segurança no Trabalho

Dicas sobre Segurança do Trabalho

1- A que se referem às normas regulamentadoras, habitualmente conhecidas por NR?

As normas regulamentadoras NR referem-se a Segurança e a Medicina do Trabalho. São de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativo e judiciária que possuam empregados regidos pela Consolidação das leis do Trabalho CLT.

2- A que se refere à NR-1?

A NR-1 refere-se a disposições gerais, a partir das quais iniciam-se verdadeiras’’ indisposições gerais’’ (esta denominação seria mais adequada) entre o Médico do trabalho e a maiorias dos empresários, que acredita que a Medicina do Trabalho é um self´-serviço, em que se alimentam do que querem. Não é assim. O Medico do Trabalho este ai para fazer cumprir as regas do jogo em que não deverá haver ganhador. Quem não pode sair perdendo é o Trabalhador.

3Qual é o conceito de empregador?

Empregador é uma empresa individual ou coletiva que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços.

4- Qual é conceito de empregado?

Empregada é a pessoa física que presta serviços de natureza não eventual ao empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

5- O que é um Trabalhador Eventual?

O trabalhador eventual é aquele que cumpre, na empresa, aquilo que ficou estabelecido e, terminada sua missão, automaticamente está desligado.

6- O que é um Trabalhador avulso?

O trabalhador avulso é aquele que presta um trabalho sem vinculo empregatício e com intercalação, entre o prestador e o tomador, de um órgão de representação sindical.

7O que é um trabalhador temporário?

O Trabalhador temporário é aquele que presta um serviço a uma empresa para atender a uma necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços.

8O que é um trabalhador voluntário?

O Trabalhador voluntário é aquele que exerce um prestação de serviço sem fins lucrativos, gratuita, sem salários e para fins cívicos, culturais, educacionais, científicos recreativos ou de assistências social.

9O que é um empregado doméstico?

O empregado doméstico é aquele que presta serviço de natureza continua e de finalidade não lucrativa a uma pessoa ou família, no âmbito residência desta.

10O que é ato faltoso?

Ato faltoso é a recusa injustificada do empregado ao cumprimento das obrigações solicitadas pelo empregador.

Texto:

Fabio Lima dos Santos

Técnico de Segurança do Trabalho

Diretor da DF Proteção Assessoria e Consultoria em segurança do Trabalho

Fonte: editora yedis Perguntar e Resposta

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo