Dr. Moacir, do PL, é eleito prefeito de Xinguara, mas poderá não assumir a prefeitura
O candidato do Partido Liberam – PL, Dr. Moacir foi eleito prefeito de Xinguara – PA, no último domingo (15). Com 100% das urnas apuradas, Dr. Moacir obteve 39,65% dos votos. Somando 10.404 votos ao total.
Apoiado por Osvaldinho Assunção, atual prefeito pelo segundo mandato, o candidato eleito poderá ter a segunda experiência em gerir um município. Ele foi prefeito na cidade de Rio Maria, de 1992 a 1996, desde então não havia conseguido se eleger para nenhum cargo político. Em Rio Maria, ao final do seu mandato, tentou fazer o sucessor, mas não conseguiu. Tentou ainda, mais uma eleição como candidata a prefeito em Rio Maria, mais não foi eleito.
Em Xinguara, o médico Moacir Pires de Farias, concorreu às eleições para prefeito em 2012, mais não conseguiu se eleger. Agora nas eleições de 2020, apadrinhado pela atual gestão, se torna prefeito de Xinguara, município importante do sudeste paraense. Mesmo sendo eleito, Dr. Moacir corre o risco de não assumir a prefeitura, pois tramita na Justiça Eleitoral, processo que, pode cassar sua candidatura e dos vereadores do PL, por irregularidade na comissão provisória do partido.
O jovem candidato Enric Laureano do (PSL), sem coligação majoritária, surpreendeu a todos com a votação expressiva que obteve, ficando em segundo lugar com 30,23% (7.934 votos). Em terceiro lugar Amarildo Paulino (MDB), conquistou 30,12% (7.904 dos votos validos).
Nessa eleição, Xinguara teve um índice alto de abstenção, foram 24,82%, somando (9.085) eleitores que não foram às urnas. Daqueles que foram as urnas, 1,02% votaram em brancos, mais 3,6% de votos nulos.