Justiça

Novo Fórum é inaugurado em Xinguara no Pará após longos anos de expectativas

Governador do Pará Helder Barbalho e a presidente do TJPA, Drª Celia Regina de Lima Pinheiro, realizaram o ato de inauguração

26 de janeiro de 2023 ficará marcado na história da cidade de Xinguara, no sudeste do estado do Pará. Data em que um sonho de três décadas se torna realidade com a inauguração do novo Fórum da Comarca.

O ato começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, conduzida pelo Governador Helder Barbalho, do Pará pela presidente do TJPA, Drª Célia Regina e do município pelo prefeito de Xinguara, Dr. Moacir.

Em seguida, as autoridades seguiram para a entrada do prédio, onde o padre Francisco fez uma breve celebração abençoando o novo prédio do Judiciário. Dali, seguiram para o Salão do Júri, onde foi realizado a última parte do cerimonial, onde foram realizados os discursos.

A nova estrutura, vai oferecer atendimento digno aos mais de 30 mil habitantes dos municípios da 4ª Região Judiciária e adjacências, a maioria sem acesso a serviços jurisdicionais e a orientações jurídicas. O prédio está localizado no centro da cidade, em uma área nobre medindo 1,6 metros quadrados (m²).

Foto: Roni Moreira / Ag. Pará

O governador Helder falou da importância do novo edifício. “Hoje é um dia extremamente importante para o Poder Judiciário, para Xinguara e toda a região. Eu festejo que isso seja fruto de investimento feito pelo governo junto com o Tribunal de Justiça, em favor do cidadão. As pessoas precisam ter a Justiça cada vez mais forte, dinâmica, altiva, ágil. Estamos trabalhando para fortalecer o interior, e particularmente Xinguara. Esta cidade extraordinária, que representa a pujança, o crescimento e as oportunidades do agro no Pará, precisa ter um Fórum, uma comarca à altura do crescimento populacional e do dinamismo econômico da região, no sentido de promover justiça social para a população”, enfatizou Helder Barbalho.

Para o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção Xinguara, Dr. Evandro Santana, a sensação é de dever cumprido, “hoje é um dia ímpar para a cidade de Xinguara e região em que após anos de lutas estamos realizando um sonho. Agora podemos dizer que temos uma Sede do Poder Judiciário digna e a altura da população e dos servidores, depois de tudo que a OAB fez em defesa dessa conquista, a sensação é de dever cumprido. Não paramos por aqui: vamos atrás de novas conquistas, vamos no Tribunal de Justiça, Governador se for preciso, mas vamos continuar buscando melhorias para o Judiciário da nossa Comarca”, disse.

Dr. Moacir, prefeito de Xinguara disse que, “o novo Fórum é um presente para Xinguara. Esta obra, enfim, está concretizada. Um projeto moderno, acessível. Só temos a agradecer ao nosso governador Helder Barbalho e à Drª Celia Regina, presidente do TJPA, pelo empenho de concluir este edifício no prazo de 11 meses”.

Em 2017 publicamos matéria após acompanharmos vistoria realizada por uma comissão de advogados da OAB Subseção Xinguara, mostrando as condições onde funcionava o Poder Judiciário. Na matéria, foram mostradas as condições sub humanas em que os servidores trabalhavam. A busca por essa conquista não é de agora, o primeiro passo foi dado ainda no dia 03 de novembro de 1994, quando foi doado pelo então prefeito Elviro Farias Arantes, o terreno onde foi construído o novo Fórum, porém, só em 2015 foi lançada a pedra fundamental, e só agora, quase sete anos depois, veio a inauguração do novo prédio do Judiciário.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo