NotíciasXinguara

Encontro de comunicação reúne profissionais de 16 cidades do sul do Pará

Da Redação
Agência Pará de Notícias

FOTO: SIDNEY OLIVEIRA / AG. PARÁ

Para o radialista Franco Montiel, da Rádio Positiva, de Tucumã, o encontro ajuda a profissionalizar a comunicação no Pará, nas diversas áreas
Para o radialista Franco Montiel, da Rádio Positiva, de Tucumã, o encontro ajuda a profissionalizar a comunicação no Pará, nas diversas áreas

Dois dias de troca de conhecimento, experiências e debates sobre a estratégia de comunicação adotada pelo Estado. O primeiro encontro de Comunicação Pública do Pará (Publicom) de 2015, que pela primeira vez é realizado no sul do Pará, recebeu mais de 100 inscrições. Durante os dias 28 e 29 de abril, oficinas, palestras workshops e debates serão realizados no município de Xinguara, que sedia o evento, para profissionais de imprensa de 16 cidades da região.

A abertura do encontro, realizada na manhã desta terça, 28, contou com a presença do prefeito do município, Osvaldinho Assunção; do presidente da Associação de Comunicadores de Imprensa de Xinguara, Roserval Ramos; do vice-presidente da Associação dos Profissionais de Comunicação do Sul do Pará, Lourivan Gomes; além de representantes da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), organizadora do evento. Os diretores de Jornalismo, Paulo Silber; de Comunicação Institucional, Antônio Neto; e Publicidade, Mauro Lima, apresentaram a atual metodologia de trabalho utilizada pela Secom para levar informação aos quatro cantos do Estado.

Resize.aspx 4Pelo período da tarde, oficinas e workshops foram ministrados por profissionais da Secom. Os social medias Petterson Farias e Luiza Coutinho apresentaram conceitos básicos sobre “Comunicação Digital no Setor Público”. A jornalista Sonia Ferro falou sobre “Assessoria de Comunicação” e o fotógrafo Sidney Oliveira ministrou oficina de “Fotojornalismo” – uma das mais procuradas.

“Esse encontro é fundamental para qualificar nossos profissionais. Tivemos uma procura muito grande porque queremos melhorar a imprensa em nossa região. Estamos buscando conhecimento e esse é um momento único para trocar ideias com profissionais experientes”, avalia o presidente da Associação de Comunicadores de Imprensa de Xinguara, Roserval Ramos.

Resize.aspx 5O empresário Idelson Gomes possui uma empresa de comunicação no município de Rio Maria e é responsável por uma das mais tradicionais publicações da região – a revista Expressão -, que circula no sul do Pará há dez anos. “Trouxe parte da minha equipe para participar desse encontro porque estamos com uma expectativa grande para conhecer novas estratégias que possam melhorar nossas técnicas e, assim, o conteúdo produzido por nossos veículos de comunicação”, explica.

Já o radialista Franco Montiel, locutor da Rádio Positiva, veio de Tucumã para participar do evento. Para ele, o encontro ajuda a profissionalizar a comunicação no Pará. “Muitos de nós não têm formação acadêmica. Aprendemos com o mercado, observando como nossos colegas fazem. Aqui, vamos ter um tempo para sentar e aprimorar nosso conhecimento, conhecer mais a técnica para melhorar o resultado da comunicação que fazemos. Esse encontro precisa acontecer mais vezes”, sugere.

Resize.aspx 6Descentralização – Xinguara foi escolhido para sediar o primeiro Publicom do ano por ser um município de localização estratégica no sul do Pará. Realizar essa edição inicial fora da capital representa, também, uma preocupação especial do governo do Estado em descentralizar as ações de comunicação. “Viemos a Xinguara para trocar experiências, apresentar as nossas e conhecer a realidade local. Nosso objetivo é estreitar relações e trabalhar para que, cada vez mais, a população paraense tenha acesso a informações do seu Estado”, explica o diretor de Comunicação Institucional da Secom, Antônio Neto.

Depois de Xinguara, a proposta é levar o Publicom para as regiões do Araguaia, Baixo Amazonas e Marajó, a fim de que os mesmo objetivos sejam alcançados: conectar comunicadores e potencializar a produção de conteúdo jornalístico e publicitário, em todo o Pará. Realizado pela primeira vez em setembro de 2013, o Publicom reuniu mais de 160 assessores de imprensa em Belém e contou com a participação de especialistas nacionais.

À tarde, oficinas e workshops foram ministrados por profissionais da Secom, entre eles a jornalista Sonia Ferro, que falou sobre assessoria de comunicação
À tarde, oficinas e workshops foram ministrados por profissionais da Secom, entre eles a jornalista Sonia Ferro, que falou sobre assessoria de comunicação

“No Publicom Xinguara temos profissionais de toda a região. Tem representantes daqui, de Eldorado, Canaã e Redenção por exemplo. O evento é importante para a qualificação, mas também para integrar os profissionais de comunicação do sul do Pará”, elogiou o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção.

Mais conteúdo – Nesta quarta-feira, 29, a programação segue com a realização de um bate-papo com o Secretário de Comunicação do Estado, Daniel Nardin. Além de falar sobre as experiências a frente do órgão, o titular da Secom pretende ouvir as demandas relacionadas ao setor por aqueles que fazem a comunicação no sul do Pará. Em seguida, será a vez da jornalista Úrsula Vidal compartilhar experiências profissionais e falar sobre “Os Desafios da Comunicação na Amazônia”.

À tarde, serão realizadas mais três oficinas: “Texto Jornalístico”, com o diretor de Jornalismo da Secom, Paulo Sílber; “Comunicação Popular”, com a jornalista Danielle Franco; e “Cerimonial”, com o mestre de cerimônia do Governo, Reginaldo Telles.

Serviço

O Publicom Xinguara é voltado para assessores, empresários ligados ao setor e profissionais de comunicação dos 16 municípios da região. O evento segue nesta quarta, 29 de abril, no Espaço Versátil, que fica na PA-150, Rua Iguatemi, s/nº (sentido Rio Maria). A programação terá início às 8h e as inscrições podem ser feitas no local ou clicando neste link.

Sonia Ferro
Secretaria de Estado de Comunicação

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar