Entrevista do presidente da Câmara Municipal de Xinguara causa polêmica na saúde pública do Município

Conselho Municipal de Saúde de Xinguara convoca reunião para apurar as declarações do vereador

O vereador Dorismar Altino Medeiros, “Dito do Cinema” (PSDB), atual presidente da Câmara de Vereadores de Xinguara, recentemente concedeu uma entrevista ao canal de televisão local SBT Xinguara, onde fez algumas afirmações envolvendo a rede de saúde pública do município. A entrevista do vereador causou bastante polêmica dentro da sociedade. Na entrevista o vereador afirmou que se alguém estiver tendo dificuldade em conseguir alguns procedimentos cirúrgicos ou até mesmo uma consulta medica, podem procurar ele, que ele tem meios para resolver a demanda.

Vários pontos da entrevista do vereador, fez com que a população entendesse que algo ali estava errado. Durante a entrevista o vereador disse que: “No momento está acontecendo as indicações dos vereadores, a população de Xinguara que precisar de uma consulta com ginecologista e não está conseguindo vaga me procure, eu tenho um médico aqui que muito amigo meu então agente encaixa todas as quarta-feira, aqui na Clínica na Rua Cecilia de Meireles ao lado do Posto de Saúde. Aqueles também que está precisando de fazer cirurgia de hérnia, vesícula, qualquer tipo de cirurgia procura o Dito do Cinema, eu estou aqui ajudando dentro do meu conhecimento”, disse o parlamentar.

As declarações do parlamentar causou uma instabilidade e fez com que o Conselho Municipal de Saúde convocasse uma reunião extraordinária para a próxima quinta-feira 14 de fevereiro, as 17 horas, na sede do próprio Conselho. Foram convidados para a reunião a secretária de saúde Janaína Pereira, o chefe do executivo Osvadinho Assunção e o próprio vereador Dito.

A reportagem do site: roservalramos.com.br falou com as partes envolvidas. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Ferreira da Silva não quis comentar o teor da entrevista do vereador, apenas disse que, como presidente do CMS, está fazendo cumprir seu estatuto, “chegou até a mesa diretora do Conselho uma solicitação através de um abaixo-assinado, com a assinatura de vários conselheiros solicitando uma reunião extraordinária, nesse pedido foi solicitado que fosse convidado para a reunião o vereador Dorismar Altino Medeiros, presidente da Câmara para que ele possa esclarecer suas declarações contidas na entrevista. Também foi solicitado a presença da secretária municipal a senhora Janaína Pereira, para que os conselheiros possam ouvir as duas partes e assim, entender como estes agendamentos estão sendo feitos, uma vez que o serviço do SUS é aberto a qualquer cidadão, isso preocupou não só os conselheiros, mas também a sociedade em geral. Cumprindo meu papel de presidente convoquei a reunião e amanhã, 14 de fevereiro, as 17 horas, será realizada a reunião e o pleno do conselho tomara uma decisão sobre o assunto”, afirmou Edson Ferreira.

___________ MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ___________

A secretária Janaína Pereira também falou com nossa reportagem sobre as declarações do vereador. Para Janaína, o caso requer uma atenção especial e tudo será apurado.

“Sobre a entrevista do vereador presidente Dito do Cinema, acho que o vereador se expressou errado, mas mesmo assim estamos tomando as providências cabíveis, na segunda, solicitamos a corregedoria do município a abertura de uma sindicância para apurar os fatos, se tem tido alguma influência de vereadores na rede da saúde, pois todas as consultas e exames segue o protocolo do Ministério da Saúde – MS, onde só se agenda o usuário com o encaminhamento médico e cartão SUS, e isso tem sido feito. Temos todos os agendamentos feitos para os médicos especialistas com o encaminhamento e não existe encaixe sem seguir o protocolo. Por isso abrimos a sindicância para esclarecer todas as dúvidas.

“O Conselho Municipal de Saúde está fazendo o papel dele, solicitaram uma reunião, eu como secretária juntamente com minha equipe estaremos lá com documentos em mãos de todos os protocolos que seguimos, para apreciação dos conselheiros. Nossa gestão preza pela transparência, e levaremos tudo que precisar para esclarecer quaisquer indagações. Vamos aguardar o término da sindicância, onde várias pessoas serão ouvidas, inclusive médicos que atendem na clínica citada pelo vereador Dito. Na rede como um todo, usuários serão ouvidos também, e para qualquer indício de irregularidades serão tomadas as devidas providências cabíveis”, afirmou Janaína Pereira.

O site fez contato com vereador Dito do Cinema, mas ele não quis falar sobre o assunto, apenas disse que aquelas colocações na entrevistas foi “SEM QUERER”. Ele afirmou que não vai estar presente na reunião do Conselho, pois tem compromisso na mesma data na cidade de Araguaína no estado do Tocantins, mas será representado pelos seus advogados. Falamos via celular com advogado Ivan Carlos, indicado pelo vereador para falar em seu nome, o advogado disse que não teria nada a declarar sobre o conteúdo da entrevista, pois a assessoria de imprensa do vereador não passou nenhuma informação à ele.

SEM COMENTÁRIO