Estudando em casa, paraense tira nota 1000 na redação do Enem 2018

Apenas 55 candidatos alcançaram a nota máxima no Brasil. Eunice de Oliveira, 24 anos, disse que considerou o tema complexo, mas conseguiu expor bem os seus argumentos no texto

Uma estudante de Belém ficou entre os 55 candidatos que tiraram nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Estudando sozinha em casa, Eunice de Oliveira, 24 anos, tirou nota 1000 na redação com o tema “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou na manhã desta sexta-feira (18), em seu site, o resultado da nota da redação para os candidatos que participaram do Enem 2018. Apenas 55 inscritos, em todo o Brasil, alcançaram a nota máxima de 1000 pontos.

Cartão de pontuação da Eunice de Oliveira no Enem 2018. Ela quer manter em sigilo para a família a nota nas outras matérias. — Foto: Eunice de Oliveira

“A sensação de tirar essa nota foi maravilhosa. Eu não esperava tirar 1000. Eu esperava uma boa nota, como 920 ou 940, mas nunca uma nota 1000. Fiquei muito surpresa e feliz”, contou a estudante.

Para a prova de 2018, a Eunice de Oliveira revelou que preferiu focar os estudos em casa do que se matricular em um cursinho preparatório, mas matriculou-se em um curso específico para redação.

“Eu achei que seria muito difícil manter uma boa rotina de estudos com o volume de conteúdo do cursinho, então eu estudei em casa. Fiz cursos online e um cursinho específico para redação”.

Sobre o tema da redação, a jovem estudante considerou uma proposta complexa e teve que analisar todas as possibilidades para encontrar os pontos importantes que a banca da prova queria que fossem analisados.

“Nos meus argumentos eu falei sobre a manipulação de dados e os impactos sociais e éticos que isso causa. Falei do roubo e a venda de dados citando o caso da Cambridge Analytics. Falei também sobre os problemas que as técnicas de controle social provocam”, contou.

A candidata nota 1000 na redação também deu dicas de como alcançar a nota máxima. Além do constante treino da escrita, o aluno precisa ficar atento aos noticiários e procurar ler bastante sobre tudo.

“O mais importante para tirar nota mil é treinar bastante; escrever pelo menos uma vez por semana e sempre contar o tempo como se estivese na prova. Outra, é ficar atento aos noticiários, sempre pesquisar e ler, ler e ler! Inclusive, se o aluno quiser, ler artigos científicos sobre temas importantes sempre ajudam dar embasamento teórico”, revelou.

Sobre a aprovação em uma universidade, Eunice acredita que alcançou uma boa média na nota geral e com isso está otimista com o futuro.

“Com o resultado de hoje eu fiquei muito confiante com a aprovação. Todos em casa estão felizes. Ainda não vou divulgar a minha média geral, mas foi muito boa”, concluiu.

Fonte: G1/PA

SEM COMENTÁRIO