
Por Roserval Ramos

Visando garantir o melhor lugar para ver a Cavalgada Ruralista que marca a abertura da Feira Agropecuária de Xinguara – FAX, uma das principais avenidas da Cidade começa a ser demarcada em forma de loteamento.
A maioria das demarcações são feitas por empresas que, usam as arvores ao longo da Avenida para passar fitas e colocar placas com os nomes das respectivas empresas. As demarcações de tamanhos desproporcionais por algumas das empresas, impedem a população de um modo em geral de ver a cavalgada, mesmo com grandes transtornos causados ano passado, esse ano, aqueles acostumados a invadir a Av. agiram da mesma forma dos anos anteriores, como se fossem donos da área pública.
Só que os ocupantes dos espaços, esqueceram que, o MP, expediu uma orientação em 2104, para garantir a preservação do espaço público, essa mesma orientação será seguida esse ano. Passeada nisso e para evitar que aconteçam os mesmos transtornos e criticas do ano passado, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMATUR), determinou na manhã dessa terça-feira (11), a retirada de todas as demarcações já colocadas ao longo da Avenida.
A assessoria de comunicação da prefeitura publicou um comunicado explicando como vai funcionar a ocupação da Avenida dias antes da cavalgada. A SEMMATUR, diz no comunicado que os interessados a reservar um local poderão procurar a Secretaria, a partir da próxima segunda-feira (17), para melhores informações. O certo é que, as demarcações só vão poder ser feitas quando estiver faltando poucos dias para a cavalgada.
COMUNICADO DA (SEMMATUR) – Ocupação do Espaço Público para Cavalgada 2015
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMATUR) informa que a regularização para ocupação da Avenida Xingu para o dia da Cavalgada Ruralista iniciará na próxima segunda-feira, 17, os interessados devem procurar a secretaria localizada nos altos da Caixa Econômica Federal, na Rua Petrônio Portela, Centro.
Para realizar a solicitação do termo de autorização de uso do espaço público, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de Endereço. Não será cobrada nenhuma taxa pela autorização da ocupação.
Visando a organização do processo as demarcações já realizadas serão removidas nesta terça-feira (11), as mesmas só poderão ser realizadas após o comparecimento e inscrição junto à secretaria. O procedimento faz parte de uma orientação do Ministério Público para que a ocupação do espaço aconteça de forma ordeira e garanta a preservação do mesmo. (ASCOM).