Notícias

Festejo de São José Carpinteiro chega à reta final

ASMisericórdia-672x372A Paróquia São José Carpinteiro de Xinguara, convida toda família cristã para participar da passagem da porta santa, que acontecerá no próximo sábado 30, às 17 horas com procissão saindo da comunidade Santa Maria Gorete, com chegada a Igreja Matriz. Durante a programação terá a renovação do batismo e logo após a Porta Santa e Missa com o bispo dom Dominique.

A Porta Santa é na tradição cristã uma representação do próprio Cristo. “Eu sou a porta, quem entra por mim será salvo, entrará e sairá, e encontrará pastagem”, (Jó 10,9). Na Igreja Católica a Porta Santa é celebrada junto aos Jubileus, em geral, a cada 25 anos, mas é possível que o Papa proclame um Jubileus extraordinário, como fez o Papa Francisco, que promulgou o ano 2015 como santo, para ser, “o tempo favorável, o dia da Salvação”, (2 Co 6,2).

O Papa Francisco publicou no dia de 11 abril de 2015, a Bula do Jubileu da Misericórdia, um Ano Santo Extraordinário instituído por ele e que terá como centro a misericórdia de Deus. O anúncio foi feito pelo próprio Santo Padre. O jubileu terá início no dia 8 de dezembro desse ano e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. Disse o Papa.

História dos Jubileus

Antigamente entre os hebreus, o jubileu era um ano declarado santo e que acontecia a cada 50 anos, no qual se devia restituir a igualdade a todos os filhos de Israel.

A Igreja católica iniciou a tradição do Ano Santo com o Papa Bonifácio VIII em 1300. Ele planejou um jubileu por século. A partir de 1475, para possibilitar que cada geração vivesse pelo menos um Ano Santo, o jubileu ordinário passou a acontecer a cada 25 anos. Um jubileu extraordinário pode ser realizado em ocasião de um acontecimento de particular importância.

Até hoje, foram 26 Anos Santos ordinários. O último foi o Jubileu de 2000. Quanto aos jubileus extraordinários, o último foi o de 1983, instituído por João Paulo II pelos 1950 anos da Redenção.

A Igreja católica deu ao jubileu judaico um significado mais espiritual. Consiste em um perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e uma possibilidade de renovar a relação com Deus e com o próximo. Assim, o Ano Santo é sempre uma oportunidade para aprofundar a fé e viver com renovado empenho o testemunho cristão.

O festejo de São José Carpinteiro termina no domingo, 1 de maio, com um grande churrasco e leilão de gado. Venha e traga sua família para participar dessa grande festa religiosa.

Texto: Roserval Ramos/Pascom

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo