Grande Loja Maçônica de Xinguara comemora 40 anos em grande estilo

Neste 20 de outubro de 2019, a Grande Loja Maçônica do Estado do Pará, esteve em festa, pois há 40 anos nascia a Loja Maçônica União e Fraternidade Xinguarense Nº 45, na cidade de Xinguara, no sul do Estado.

Uma grande festa foi realizada na noite de sábado 19, na sede social da loja para a família maçônica da região sul do Pará, e para convidados. O evento contou com inúmeras autoridades da maçonaria e autoridades civis.

Em 20 de outubro de 1979, nascia a Loja União e Fraternidade Xinguarense com o número 45. A reunião de fundação aconteceu na cidade de Marabá, distante de Xinguara, 240 Km. Para essa reunião, sete maçons saíram de Xinguara com destino a Marabá, em busca de uma nova esperança para a sociedade xinguarense, foram eles: Antônio da Silva Soares, Geraldo Gonçalves Perez, Jerônimo de Oliveira, Joaquim Carlos Lima, Oliveira Alves de Carvalho (saudoso Oliveirão), Raimundo Nonato Sampaio e Sirleu Pacheco de Lima. Nessa mesma reunião, doze novos membros foram integrados na sociedade maçônica, foram iniciados: Ary de Araújo Cananéa, Adilson Carvalho Laranjeira, Luiz Rocha Amorim, Mitsuo Nakao, Paulo Cesar de Oliveira, José Geraldo Marins, José Goar Pires, José Assis Nascimento, Sérgio Paulo de Oliveira, Ricarte Carneiro da Silva, Raul Carvalho e Rosembergue Borges da Silva.

___________ CONTINUE LENDO DEPOIS DA PUBLICIDADE ___________

A Xinguarense 45 teve como Venerável Mestre (Presidente) fundador Paulo Bosco Rodrigues Jadão, por motivos de saúde ele não pôde estar presente na festa dos 40 anos, mas mandou uma mensagem a todos, declarando como um momento em que considera sendo “muito gratificante e nos faz muito feliz colocar em pratica ensinamentos maçônicos, e termos a certeza de que o trabalho teve resultado positivo em beneficio da humanidade. Desse modo, com a orientação do Grande Arquiteto do Universo tive a felicidade de fazer parte da fundação dessa loja maçônica. Parabenizo os irmãos desta potencia maçônica e também o povo de Xinguara por ter essa organização a serviço da comunidade”, declarou.

Paulo Gomes de Almeida, Venerável da Loja União e Fraternidade Xinguarense Nº 45, (de pé)

Hoje o atual Venerável Mestre (Presidente) Paulo Gomes de Almeida honrosamente teceu comentários fazendo referencias a importante data, “estar à frente da União e Fraternidade Xinguarense 45, como Venerável Mestre, por sinal o 33º da historia, quando ela completa seus 40 anos, é para mim motivo de muita alegria e muita honra. Daí minha mais profunda gratidão e felicidade por esta data, que ficará registrada na história desta augusta Oficina de Obreiros da Arte Real e por que não dizer, da cidade de Xinguara. Minha palavra é de gratidão. Gratidão primeiramente ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus; gratidão também a todos meus irmãos, que, como prova irrefutável de sua benevolente confiança, tão bondosamente outorgaram à minha humilde pessoa a posição tão honrosa em momento tão oportuno”, disse ele.

___________ CONTINUE LENDO DEPOIS DA PUBLICIDADE ___________

 Dentre tantas mensagens de autoridades maçônicas como do Sereníssimo Grão-Mestre da GLEPA, Edimilson Araújo dos Santos, do Past Grão-Mestre Wagner Spíndola de Ataíde, Flávio Vicente Guimarães, Delegado Regional da 8ª região, Delegado Distrital Délio Amaral Viana e de vários Presidentes dos Corpos Filosóficos.

Gildasio Santana Santiago, Venerável da Loja Estrela do Caras, (gravata branca), ao lado de um dos fundadores da 45, Ral Carvalho

Estava lá, a mensagem do Venerável Mestre Gildasio Santana Santiago, da Loja Estrela do Carajás Nº 2088, também de Xinguara, Jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado do Pará – GOEPA e Federada ao Grande Oriente do Brasil – GOB. “Na oportunidade quero felicitar, parabenizar, a loja União e Fraternidade Xinguarense Nº 45, representada pelo seu Venerável Mestre Paulo Gomes de Almeida, como também por todos os Obreiros desta Oficina, pelos seus 40 anos de trabalho junto à cidade de Xinguara, sempre presando pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade, apresentando trabalho da mais alta relevância nas ações de filantropia, a mim só resta apoiar os irmãos em sua jornada, e dizer que é uma satisfação poder escrever este comentário de apoio a todos os irmãos. A Loja Estrela do Carajás estará sempre de Pé e a Ordem”, afirmou.

A loja que ora completa 40 anos tem grandes feitos prestados para a cidade de Xinguara, um deles foi à participação e intervenção no processo de emancipação politica do município, onde uma comissão da loja foi a capital do estado para questionar sobre a não inclusão de Xinguara no processo.

Após o descerramento da placa dos 40 anos, foi servido um jantar para todos os presentes.

Galeria de fotos: Imagens: Ricardo Rick e Roserval Ramos

SEM COMENTÁRIO