Greve

Greve dos professores em Xinguara pode acabar hoje

Por Roserval Ramos

Conceição Holanda, da coordenação estadual do SINTEP
Conceição Holanda, da coordenação estadual do SINTEP

Está em Xinguara Conceição Holanda, da coordenação estadual do SINTEP, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, Holanda veio a Xinguara para acompanhar o movimento grevista que já duram 46 dias por parte dos professores da rede municipal de ensino e trabalhadores em educação.

A coordenadora falou com nossa reportagem na manhã dessa quinta-feira 29 de maio, na entrevista ela se mostrou bastante otimista, Holanda acredita que a greve pode ter fim ainda hoje.

A representante estadual do SINTEPP, disse que a comissão de negociação do Sindicato procurou o Judiciário, Ministério Público, Prefeito e secretario de educação, na perspectiva de retomar o processo de negociação. Às 18 horas se reuniram com o executivo onde foi colocado ponto por ponto da pauta da classe, para Holanda é obvio que a muitos pontos da pauta que existe desacordo, mas a classe fez uma avaliação e chegou a um denominador de que não vamos ter 100% de ganho em tudo que reivindicamos. Afirmou.

Reunião dos professores na sede do Sindicato nesta quinta-feira
Reunião dos professores na sede do Sindicato nesta quinta-feira

Foram varias formulações apresentadas para o executivo, algumas acatadas outras não, mas estamos em uma perspectiva de que podemos chegar a um denominador comum, apresentamos nossos pontos e tem algum deles que não abrimos mão, não aceitamos o corte de pontos dos profissionais e nem uma perseguição contra os grevistas, isso significa que não a possibilidade de qualquer grevista sofrer processo administrativo, isso é fundamental para que a greve acabe. Com isso o executivo procurou o Ministério Público na intenção de que as negociações sejam retomadas, esperamos que ainda hoje assinássemos um TAC – Termo de Ajuste de Conduta para que seja colocado fim na greve. Não sabemos se o prefeito está posto a garantir tudo que conversamos ontem, mas estamos otimistas de que o bom senso prevaleça e que tudo se resolva hoje até à tarde e assim posamos retornar a atividades normais. Afirmou Conceição Holanda.

Na avaliação da coordenadora tem muita coisa que trava no financeiro, como a questão do reajuste salarial e outros pontos da pauta de reivindicação estão relacionados ao financeiro conversaram com o prefeito e sugerimos que seja criada uma comissão técnica do SINTEPP  e Governo para que possamos alisar os recursos, uma vez que isso é de domínio público e cabe a prefeitura provar que não tem condições de dar o reajuste salarial, uma vez que sabemos do montante que vem para a educação municipal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo