EducaçãoNotícias

Inep abre inscrições do Encceja Nacional 2017 nesta segunda-feira (7)

Cadastros para certificação dos ensinos fundamental em médio podem ser feitos até dia 28/08

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 começam às 10h desta segunda-feira, 7 de agosto. O cadastro poderá ser feito até às 23h59 do próximo dia 28.

Acesse a página do Encceja Entenda como funciona o Encceja

Estudantes que desejam obter o certificado do ensino fundamental precisam ter 15 anos até o dia do Encceja, enquanto a certificação para o ensino médio é destinada aos participantes com 18 anos.

Provas

O Encceja Nacional estava marcado para o 8 de outubro, mas o Ministério da Educação (MEC) informou a alteração da data da provas para o dia 22 do mesmo mês.

Os estudantes que fazem a prova para obter o certificado do ensino fundamental contarão com 30 questões sobre Ciências Naturais, História e Geografia no período da manhã, enquanto outras 30 perguntas serão aplicadas à tarde sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática.

As provas para o certificado do ensino médio serão constituídas de 30 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicadas durante a manhã, além de 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias  e Matemática e suas Tecnologias durante a tarde.

A redação do Encceja será aplicada para todos os estudantes, independente do nível de certificação. A produção textual vale de 0 a 10 e será realizada no período da tarde.

Diferente dos concursos e vestibulares, no Encceja não é permitido levar o caderno de provas ao final do exame.

Como obter o certificado?

O estudante precisa ter média de 5 pontos na redação e pontuação mínima de 100 nas provas objetivas do Encceja para conseguir o certificado. Cada prova de múltipla escolha tem nota máxima de 200 pontos.

Os estudantes que fizerem o Encceja e obtiverem a pontuação necessária deverão procurar as Secretarias de Educação ou instituições conveniadas para solicitar o certificado. Caso o participante não atinja a nota total para a certificação, mas tenha conseguido a média de uma ou mais provas, basta pedir a declaração de proficiência para que não seja preciso fazê-las no próximo exame.

Mais informações neste artigo do Brasil Escola ou na página oficial do Encceja.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo