Mais um passo para a realização dos Fóruns Municipais da Socioeconomia no Pará

A sociedade civil organizadas de Xinguara, está sendo convidada para participar de uma reunião que acontece amanhã quarta-feira dia 8 de agosto, as 19 horas, no Auditório do CRAS, na oportunidade estará sendo apresentado versão final do regimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU).

Estarão em Xinguara para apresentar o regimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), Vanessa Gonçalves – Analista de Projetos do PNUD, Oscar Roldan – Consultor PNUD e Benjamim Tasca – Coordenador de Infraestrutura do Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará.

Agenda de apresentação da versão final do regimento

Depois de debater a proposta do regimento, que vai nortear a realização dos fóruns municipais da socioeconomia, com a sociedade civil organizada de Rondon, Xinguara, Marabá e Tucuruí (cidades-piloto), as equipes do Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará (CRGSP), da Secretaria Extraordinária dos Municípios Sustentáveis (SEEMSU) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), voltam a cumprir agenda nos quatro municípios, entre os dias 06 a 10, 13 e 14 de agosto, para apresentar a versão final do documento com as considerações das entidades civis.

Em Xinguara e Rondon do Pará, as equipes chegarão aos municípios no dia 06 de agosto para visitar algumas instituições da sociedade civil. Nas duas cidades a reunião para apresentação da versão final do regimento será no dia 08 de agosto. Na sequência, no dia 09, as equipes visitam organizações e entidades em Marabá e realizam a reunião no dia 10. Por último é o município de Tucuruí com visitas às instituições no dia 13 e reunião no dia 14 de agosto.

“Realizar essas visitas às entidades faz parte da metodologia da ONU/PNUD para que haja maior envolvimento e participação da sociedade civil. Para que todos se sintam pertencentes de fato desse processo de governança”, declarou Márcio Holanda, coordenador de educação do Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará.

De acordo com o consultor do PNUD, Vinicius Ferreira, além de apresentarem a versão final, construída a partir das observações desses atores sociais, nos encontros com a sociedade civil será feita a escolha das datas para os fóruns municipais de socioeconomia. Nesse sentido, Marcus Atayde, assessor técnico da Seemsu, esclarece que todo esse processo tem o objetivo de implantar um novo modelo de governança, com um olhar sob a lei da socioeconomia.

Entenda o processo – O PNUD está inserido dentro do Programa Pará Sustentável, desenvolvido pela Secretaria Extraordinária dos Municípios Sustentáveis (SEMSU), cuja agenda de desenvolvimento é composta pelos projetos Pará Social, Pará 2030 e Pará Ambiental, bem como da Governança Pública Compartilhada a partir da instalação dos Centros Regionais de Governo.  A partir dos fóruns serão escolhidos representantes para compor o Conselho Regional de Desenvolvimento, que será presidido pelo secretário regional de Governo, um representante dos municípios e um das câmaras municipais e quatro da sociedade civil. Uma das finalidades do conselho é acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido pelos centros regionais.

Rondon do Pará 

Data: 08/08 Horário: 17 horas

Local: Auditório do CREAS (Rua Cezar Brasil – ao lado do posto de Saúde)

  • Xinguara

Data: 08/08 Horário: 19 horas

Local: Auditório do CRAES (Rua Duque de Caxias – esquina com rua 09 – Setor Itamaraty)

  • Marabá 

Data: 10/08 Horário: 14 horas

Local: Estação Cidadania – Shopping Pátio Marabá

  • Tucuruí 

Data: 14/08 Horário: 09 horas

Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados

Ascom CRG Sudeste do Pará 

Jornalista responsável, Kélia Santos

 

SEM COMENTÁRIO