Notícias

Março Lilás alerta para conscientização e combate ao câncer de colo uterino

Hospital Materno-Infantil de Barcarena realiza orientações e disponibiliza exames preventivos para colaboradoras

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), unidade do Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, promoveu durante os dias 11 e 12 de março, ações de promoção da campanha Março Lilás, que conscientiza sobre o controle do câncer do colo do útero.

A unidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, disponibilizou exames preventivos para as colaboradoras e mobilizou mulheres e profissionais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, ficando atrás do câncer de mama e colorretal. A neoplasia é a quarta causa de mortes entre as mulheres por câncer no Brasil.

Na região Norte, em 2020, a taxa de incidência do colo do útero é de 21,6%, segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer). É uma das mais altas do país e, ainda, segundo o Instituto, foram mais de 16 mil novos casos da doença no ano de 2020 em todo o Brasil.

Prevenção

Para Waléria Plácido, ginecologista da Pró-Saúde com atuação no HMIB, a prevenção ainda é a melhor medida de controle da doença. A profissional explica que o câncer de colo de útero pode ser detectado facilmente nos exames preventivos, como o Papanicolau, por exemplo.

“O exame deve ser realizado 1 ano após a primeira relação sexual e anualmente até os 65 anos. Se diagnosticado precocemente, a doença é curável, quase na totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica de exames”, esclarece .

Exames preventivos, como método de rastreamento, por exemplo, é seguro e de baixo custo, e torna possível a detecção de lesões precursoras e o câncer no estágio inicial. O câncer de colo uterino tem cura, sendo considerado de fácil prevenção.

Além da realização de exames, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 podem ter acesso, tanto em clínicas privadas como no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra Vírus do Papiloma Humano (HPV), principal causador do câncer do colo do útero.

“Tanto o exame como a vacinação são seguros e eficazes. No caso da vacina, o ideal é a mulher tomar antes da primeira relação sexual. São duas doses com intervalo de 6 meses. Mulheres com câncer ou doenças crônicas podem ter acesso em qualquer idade, pelo SUS”, afirma.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade é referência no atendimento de média e alta complexidades para gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins, prestando atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seus dois anos de funcionamento, já realizou mais de 3 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias. Desde a sua inauguração, a unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores instituições filantrópicas de gestão hospitalar do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo