Educação

MEC libera concurso com mais de 60 vagas para cargo técnico da Unifesspa

O Diário Oficial da União (DOU) publicou a Portaria Nº 502, de 23 de maio de 2024, nesta segunda-feira (27), para a alegria das pessoas que pleiteavam os cargos ofertados. Serão ofertadas 20 vagas de Nível D (ensino médio) e 42 vagas de Nível E (ensino superior)

MARABÁ (PA) – Na manhã desta segunda-feira (27), o Diário Oficial da União (DOU) publicou  a Portaria Nº 502, de 23 de maio de 2024, que dispõe sobre a redistribuição de cargos e códigos de vagas entre o Ministério da Educação (MEC e as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Ministério da Educação (MEC) com a liberação de mais de 60 vagas para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Segundo o Prof. Francisco Ribeiro, Reitor licenciado da Unifesspa, existe um concurso em tramitação na Pró-Reitoria de Administração (Proard) e Procuradoria para ser realizado, oferecendo 38 vagas para o quadro de técnicos. O certame será aditivado e alterado para atender as novas vagas liberadas pelo MEC. Em relação ao quadro docente, o Prof. Francisco afirmou que foram disponibilizadas 23 vagas para professores efetivos em um concurso que já foi realizado recentemente, durante sua gestão, e a entidade já está providenciando a habilitação dos aprovados para tomarem posse no cargo.

A realização de concursos na Unifesspa foi tema de debates entre a Chapa 1, encabeçada pelo Prof. Maurílio Monteiro, e a Chapa 2, liderada pelo atual Reitor licenciado Francisco Ribeiro, em um processo de escuta interna, para composição da nova reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. A votação da consulta à comunidade acadêmica ocorrerá hoje (27/5/24), das 7h30 às 21h50, por meio da plataforma SigEleição. As novas vagas ofertadas pelo concurso atenderão a sede da Unifesspa em Marabá e os campi de Rondon do Pará, Xinguara, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

De acordo com Francisco Ribeiro, o concurso público para cargos de Técnico-Administrativo em Educação (TAE) exige uma dispensa de licitação, logo torna-se um processo administrativo demorado. Com objetivo de ofertar mais vagas (as 62 liberadas pelo MEC, além das 38 vagas já autorizadas) e, automaticamente, gerar um cadastro de reserva maior, o que garantiria uma maior ocupação de vagas no futuro da Unifesspa, a sua gestão estava lutando pelas novas vagas há bastante tempo. Serão ofertadas 20 vagas de Nível D (ensino médio) e 42 vagas de Nível E (ensino superior).

O gestor licenciado afirmou ainda que o concurso já se encontra na fase final de análise na Pró-Reitoria de Administração e Procuradoria da Universidade e assim que for finalizada a análise, será publicado o nome da instituição vencedora para aplicação do concurso e os trâmites para contratação dos aprovados serão iniciados ainda em 2024. Abaixo, segue a publicação do Ministério da Educação com os cargos ofertados para os quadros da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Fonte: Portal Debate

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo