NotíciasPolícia

Ministério reconhece situação de emergência em Xinguara

A situação de emergência causada pelo grande número de casos de chikungunya, dengue e zika no município de Xinguara (PA) foi reconhecida ontem pelo Ministério da Integração Nacional. O município tem cerca de 3,8 mil casos de doenças infecciosas virais registradas.O percentual de infestação do Aedes aegypti -mosquito que transmite estas doenças – na região também já alcança 17%. A referência do Mistério da Saúde é de 1%. A medida vai permitir que a Prefeitura de Xinguara peça apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI) para ações de socorro e assistência à população. 

ARTICULAÇÃO

O reconhecimento federal foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de ontem. Para atender de forma rápida o Município, o Ministério da Integração Nacional já começou a articular com o Ministério da Defesa o apoio das tropas do Exército, reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti na cidade. A medida também deve integrar agentes da Defesa Civil local e da Secretaria Municipal de Saúde.

DESASTRES NATURAIS

Os surtos e epidemias de doenças infecciosas virais são considerados desastres naturais e classificados como ocorrências biológicas pela Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade). Dentre os critérios para o reconhecimento federal estão a dificuldade no controle da doença, danos humanos consideráveis e casos em que a situação de normalidade pode ser restabelecida com o apoio complementar dos governos estaduais ou federal. 

(Diário do Pará)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo