Ministro da Integração reuniu com prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas no sul do Pará

Nesta segunda-feira 12 de fevereiro pela manhã, o Ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, se reuniu em Xinguara, no sul do Pará, com prefeitos de pelo menos oito municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. Helder Barbalho, é responsável pela Defesa Civil Nacional.

Lucineia Oliveira, prefeita de Bannach

Durante a reunião na Câmara Municipal, acompanhado da equipe técnica da Defesa Civil do Governo Federal, o ministro ouviu e atentamente anotou os pontos mais importante na fala de cada prefeito que trouxe as demandas dos seus municípios afetados pelas chuvas. Helder garantiu que todos os danos que foram citados serão avaliados e os municípios serão auxiliados e receberam ações assistenciais.

Visivelmente insatisfeito com a condução do cerimonial da reunião, Helder Barbalho, fez questão em deixar claro que, naquele momento estava em Xinguara como Ministro da Integração, em uma reunião de trabalho e não em campanha política. “Quero cumprimentar todos os prefeitos e prefeitas que aqui estiveram presentes e manifestaram a situação de suas cidades e permitiram a aproximação e mais que isso, a viabilização para que consigamos o quanto antes restabelecer a normalidade das cidade atingidas e da população que nelas habitam e que esperam de nós, pleno exercício das nossas funções, além do restabelecimento, a reunião de hoje permite que as equipes municipais é defesa civil nacional estejam entrosadas e trabalhando lado a lado para reconstruir as áreas atingidas. Para concluir esta minha fala, tudo acontece da maneira que desejávamos, tivemos aqui uma reunião de trabalho, uma reunião de trabalho em que cada prefeito pode apresentar o que ocorreu em seu município, apresentaram a partir do aspecto processual para a viabilização desde a decretação da emergência para que possamos viabilizar as ações para restabelecer no primeiro momento e reconstruir no momento sequencial”, disse o Ministro.

Antes de seguir para os próximos compromissos nas cidades de Parauapebas e Conceição do Araguaia, o ministro Helder visitou alguns pontos em Xinguara atingidos pelas enchentes. Além dos gestores das cidade de Rio Maria, Conceição do Araguaia, Sapucaia, Eldorado dos Carajás, São Geraldo do Araguaia, Água Azul do Norte, Tucumã, São Félix do Xingu e Cumaru do Norte, também participou da reunião o Deputado Federal José Priante e o Deputado Estadual José Scaf.

Texto: Roserval Ramos

Fotos: André Silvestre

SEM COMENTÁRIO