NotíciasPolítica

Morre em Belém o ex-prefeito e ex-vereador de Marabá Nagib Mutran Neto

Ele estava internado na capital desde a última sexta-feira, quando saiu de Marabá com quadro de complicações respiratórias

Morreu na madrugada de hoje, quarta-feira (22), por volta das 4h da madrugada, na UTI do Hospital Porto Dias, em Belém, o ex-prefeito de Marabá e ex-vereador da Câmara Municipal local, Nagib Mutran Neto, 62 anos, mais conhecido como Nagibinho. Na sexta-feira (17), ele havia viajado para a capital, na companhia da filha Karime, com quadro com complicações respiratórias, com fortes sintomas da covid-19.

Nos últimos dias, já entubado, respirava mecanicamente e seus rins já não mais funcionavam. Ontem, porém, a vereadora Cristina Mutran, mulher de Nagibinho, postou mensagem no Facebook, na qual informava que, apesar do estado ainda delicado, ele havia apresentado melhoras, e pedia orações pelo marido.

Nagib Mutran Neto nasceu em Belém, era médico e pecuarista, foi prefeito de Marabá de 1º de janeiro de 1989 a 16 de novembro de 1992, quando teve o mandato cassado pelo Legislativo; e vereador da Câmara Municipal de Marabá por dois mandatos, de 2009 a 2012, quando presidiu aquele poder no último biênio; e de 2013 a 2016, período em que, licenciado do Legislativo Municipal, exerceu também a função de secretário municipal de Saúde, do então prefeito João Salame Neto.

Nagibinho era casado com a médica e vereadora Cristina Mutran, ex-deputada estadual e ex-secretária de Saúde do Pará. Com ela ele teve dois filhos, Nagib Mutran Filho, que morreu em 24 de maio de 2015, em acidente no Rio Tocantins; e Karime Mutran.

Era filho do também pecuarista Osvaldo dos Reis Mutran – mais conhecido como Vavá Mutran – e de Dorivan Mutran, ambos já falecidos.  Vavá foi prefeito de São João do Araguaia e deputado estadual e morreu em 18 de março de 2012.

O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Correa Lima, lamentou a morte de Nagibinho e disse que, além de prefeito do município, ele sempre foi um líder político de grande influência e, certamente, vai fazer falta ao mundo político local. “Apesar de, nos últimos tempos, estar afastado, tratando dos negócios da família, a opinião dele, como um nome de peso no MDB local, sempre era ouvida”, afirma Pedrinho.

Ex-prefeito lamenta a morte de Nagibinho e diz que ele foi injustiçado politicamente  

Para o ex-prefeito João Salame Neto, Nagibinho foi um grande prefeito, porém, injustiçado na política: “Quando ele resolveu entrar na política, era rico e o melhor cirurgião que havia em Marabá. Se permanecesse na carreira médica, seria, certamente, um dos melhores cirurgiões do País. No entanto, entrou para a política, que trouxe para ele muita perseguição. Economicamente, ele não evoluiu, ao contrário. Além de sofrer muitos processos, doenças e tensão, o que fez com que ele aumentasse a condição de fumante”.

Salame diz ainda que Nagibinho foi muito incompreendido, “mas era um homem extremamente generoso, um grande amigo e leal”. “Foi uma alegria enorme, conviver com ele, gozar a amizade dele, tê-lo como secretário. Como todos nós, ele tinha seus defeitos, mas as suas virtudes eram muito maiores. Marabá hoje perde muito, foi um dos prefeitos que mais realizou no município”.

A família ainda não informou sobre o velório nem a respeito do sepultamento do corpo de Nagib Mutran Neto.

Prefeitura divulga Nota de Pesar e decreta luto de três dias    

NOTA DE PESAR

A Prefeitura Municipal de Marabá vem a público informar o falecimento do ex-Prefeito, ex-secretário de Saúde, ex-vereador e Presidente daquela casa e médico, Dr. Nagib Mutran Neto, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (22) na capital do Estado, Belém. Ele estava internado desde do último dia 18 na UTI Hospital Porto Dias.

Dr. Nagib era neto de outro ex-prefeito de Marabá, Nagib Mutran, Era filho do ex-deputado estadual Osvaldo dos Reis Mutran e sua esposa, a Dra. Cristina Mutran, é hoje vereadora no município

O prefeito Tião Miranda, decretou luto de 3 (três) dias pela morte de um homem que muito contribuiu, juntamente com sua família para o crescimento e reconhecimento do nosso município como um dos principais polos do Estado do Pará.

Câmara Municipal também manifesta pesar pela morte de Nagibinho 

NOTA DE PESAR

A Câmara Municipal de Marabá vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito, ex-vereador e ex-secretário Municipal de saúde, Dr. Nagib Mutran Neto, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 22 de abril, na capital do Estado do Pará, onde estava internado para tratar de enfermidade nos pulmões.

O Dr. Nagib Mutran Neto era pai de Nagib Mutran Filho (in memoriam) e de Karime Mutran; deixa viúva a ex-deputada e vereadora Cristina Mutran.

Neste momento de extrema dor, em razão da irreparável perda, que atinge políticos, amigos, parentes e população em geral, rogamos a Deus que conforte a todos.

Marabá, 22 de abril de 2020

Pedro Corrêa Lima

Presidente

Fonte: Zé Dudu

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar