Notícias

Nesta quarta feira, dia 15, acontecerá o 2º Fórum Comunitário da UNICEF em Xinguara

cartaz-site-768x261Amanhã, no auditório da ACIAPA, das 8hs às 12hs, a equipe do CMDCA junto com equipes das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, do Esporte e Lazer de Xinguara, estarão levando ao conhecimento da população de nossa cidade tudo o que foi feito durante o ciclo de 3 anos de trabalho para a renovação do selo UNICEF Município aprovado.

O CMDCA Xinguara tem realizado um trabalho árduo e contínuo em busca da garantia de direitos da criança e do adolescente de nossa cidade. Para isto, eles deram início ao ciclo de três anos de trabalho pela renovação do selo UNICEF (Município aprovado). O 2º Fórum promover uma avaliação oficial do período entre 2013-2016. A UNICEF só estende o seu selo para municípios que tenham em sua agenda ações padrão como: ações de impacto social, de Gestão de Políticas Pública e de mobilização, participação e controle social. Mais um ciclo se fecha e Xinguara tem buscado atuar cada vez mais, de forma organizada, para garantir os resultados esperados na rede de proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente.

Na ocasião do Fórum a UNICEF enviará um mediador, capacitado e com experiência em gestão de políticas públicas, para acompanha o processo de avaliação e de devolução dos resultados das atividades realizadas pelo município e avaliar o desempenho da gestão da cidade em relação às politicas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

O mediador também atestará as contribuições reais que o selo UNICEF trouxe para Xinguara. A metodologia do Selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes. O primeiro fórum foi um momento de analisar a situação municipal, compreender as políticas públicas para a infância e adolescência e traçar metas e objetivos, já o 2º Fórum é momento de avaliação de resultados e contribuições trazidas pelo selo UNICEF.

MÉTODO DE MONITORAMENTO DO MUNICÍPIO

O Unicef tem o Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação (SOMA), o qual deve ser alimentado constantemente pelo município. Assim o Mediador do Selo UNICEF tem em suas mãos dados anteriores e atuais, para poder realizar o confrontamento das informações e identificar melhorias ou pioras do município.

No SOMA são inseridos uma diversidade de indicadores sobre como: de mortalidade infantil, acesso ao pré-natal, abandono escolar, distorção idade-série, taxa de cobertura de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), alcance das metas do IDEB, Vacinação infantil e etc.

Estes indicadores irão avaliar Direito a vida, Conivência social, educação, saúde, lazer.

PROGRAMAÇÃO

  • Abertura e Apresentação da Esquina de Direitos (Avaliação Qualitativa dos direitos violados e direitos garantidos)
  • Apresentação do Plano de Ação Municipal (Dados do SOMA)
  • Discussões em grupo
  • Votação e avaliação da comunidade
  • Apresentação das Ações de participação Social

POR QUE COMPARECER AO 2º FÓRUM?

Se você é um cidadão que se interessa pela área da defesa da criança e do adolescente ou que trabalha pela proteção dos mesmos, ir ao fórum trará uma série de dados reais sobre a atuação de Xinguara nesta área. Além de conhecer o planejamento das novas ações almejadas pelo município para a proteção e garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes.

Texto: Lays Miranda

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo