Protesto

BR 155 continua fechada no sul do Pará, com fila de mais de 6 KM nos dois sentidos da rodovia

Manifestantes mantém a Rodovia fechada aguardando uma resposta do Governo Federal

A BR 155 foi interditada na última segunda-feira, 13, e continua fechada por manifestantes que, reivindicam a retomada das obras de reconstrução da Rodovia, que foi abandonada por parte da empresa ETHEOS, que trabalhava no trecho de Xinguara à Eldorado dos Carajás.

A BR está fechada no Distrito Rio Vermelho, pertencente ao município de Xinguara, sem previsão de ser liberada. Segundo os manifestantes, eles só iram liberar a Rodovia, depois que o Governo Federal mandar um representante que, assuma o compromisso de que as obras sejam retomadas, atendendo todas as reivindicações feitas pelo movimento. As reivindicações são: A empresa que ficar responsável pela obra, deve instalar o canteiro de obra no Distrito Rio Vermelho, com duas frente de trabalho, uma no sentido Xinguara e outra sentido a cidade de Eldorado dos Carajás.

Outra exigência feita pelos manifestantes e população do Distrito, é que, a BR seja reconstruída com qualidade e que seja feito acostamento para diminuir o numero assustador de acidente que acontece por toda Rodovia. Eles querem também que, em alguns trechos da estrada tenha a 3ª faixa para melhorar a trafegabilidade.

Deste de ontem terça-feira, 14, o movimento de manifestação ganhou um forte aliado, os caminhoneiros abraçaram a causa e se juntaram ao movimento, e agora são eles que não querem que libere a Rodovia enquanto não tiver uma decisão concreta por parte do Governo.

“Em tanto tempo de estrada, eu nunca vi uma manifestação como essa, os manifestantes juntamente com toda população e apoiadores se preocupando com o bem-estar dos motoristas, aqui em momento algum faltou assistência para as pessoas que estão paradas aqui por conta do bloqueio, comida e água com fartura para todos, isso sim eu chamo de organização”, afirmou um motorista de caminhão.

Equipe de Apoio

O movimento conta com apoio da sociedade civil em geral, produtores rurais, comerciantes, Associação de Mulheres do Distrito Rio Vermelho e Associação Comercial de Xinguara – ACIAPA.

Danilo Xavier, um dos organizadores de frente diz que, “com o apoio que estamos recebendo aqui, vindo de todos os lados, não vamos arredar o pé, vamos manter a BR 155 fechada até que nossas reivindicações sejam atendidas pelo nosso Governador Federal”, afirmou.